A geração do milênio escolhe se afastar da cidade em busca da espiritualidade

A cineasta Ellen Xu dirigiu um pequeno vídeo documental onde narra as experiências de um grupo de jovens chineses que decidiram realizar uma busca espiritual. Isso deixa para trás o conforto da vida urbana moderna e fica por um tempo nos mosteiros. É intitulado Convocando o Recluso ou, como é conhecido em espanhol, Convocando Reclusos. Conta a história de um grupo de millennials que buscam a paz em lugares distantes da civilização.

O filme, disponível no canal Aeon, apresenta uma série de entrevistas com esses millennials, que não apenas empreendem essa jornada por propósitos espirituais, mas também o fazem para se reconectar com suas raízes e tradições orientais. Consideram que a influência do Ocidente , embora tenha trazido avanços tecnológicos, influenciou de maneira semelhante o consumismo e se apoderou de sua educação.

ENCONTRAR SIGNIFICADO NA VIDA

Invocar os presos é um retrato do que se tornou a vida dos millennials orientais, de um pequeno grupo que não entende o significado de sua vida urbana. E que, portanto, eles querem procurá-lo nos costumes e tradições daqueles que os precederam.

A cultura oriental é cheia de costumes espirituais, e os jovens protagonistas do documentário embarcam em uma jornada que os leva a conhecê-los. Algumas das religiões abordadas no filme são taoísmo, budismo e confucionismo, práticas conhecidas por seu estilo de vida longe da civilização.

Para iniciar sua busca espiritual, esses millennials deixaram para trás seu estilo de vida urbano e consumista e entraram nas montanhas da China. No filme, um deles comenta:

“Quando minha mente descansa e meu coração está em paz, é o melhor estado possível. O único zen que você encontrará nas montanhas é o zen que você traz. Fugimos para as montanhas porque nossos corações não estavam em paz, mas como eles podem veja, também não é muito pacífico aqui em cima “.

VIDA DO EREMITA

Os jovens protagonistas do documentário deixaram tudo o que tinham e viajaram para mosteiros, a fim de dar à vida um significado transcendental. Essa prática é muito comum em religiões como o budismo, onde os crentes adotam um estilo de vida mais simples por um tempo.

vipassana

estilo de vida aposentado é conhecido no Ocidente por ser praticado por outro tipo de religião, como o catolicismo. Mas no Oriente, isso é chamado vipassana ou retiro silencioso, que é uma ruptura com os pensamentos rotineiros e intrusivos. E, diferentemente dos retiros de férias, a vipassana envolve passar vários dias nas montanhas e adaptar um estilo de vida de monge.

Esse tipo de prática também é conhecida como a vida ou rotina do eremita . As pessoas são privadas de atividades comuns, como tomar banho; além de se alimentar de arroz, alface, aveia, batata e, em alguns casos, pão, sem consumo de carne, pois é proibido matar animais. Aqueles que fazem isso devem estar dispostos a passar por situações difíceis, como o aquecimento em temperaturas abaixo de zero. [bioguia]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *