9 razões para termos um vacina para Covid-19 disponível em 2021

À medida que a primavera se aproxima rapidamente, muitos se perguntam se a corrida por uma vacina [para Covid-19] dará frutos já em janeiro de 2021.

Eu sou um médico-cientista e especialista em doenças infecciosas na Universidade da Virgínia (EUA), onde cuido de pacientes e conduzo pesquisas sobre o COVID-19. Ocasionalmente, sou questionado sobre como posso ter certeza de que os pesquisadores desenvolverão uma vacina bem-sucedida para prevenir o COVID-19. Afinal, ainda não temos uma para o HIV, o vírus que causa a AIDS.

É isto que as pesquisas atuais demonstram, onde acho que estaremos em cinco meses e por que você pode ficar otimista sobre ter uma vacina COVID-19.

1. Sistema imunológico humano cura COVID-19

Em até 99% de todos os casos de COVID-19 , o paciente se recupera da infecção e o vírus é eliminado do corpo.

Alguns dos que tiveram COVID-19 podem apresentar níveis baixos de vírus no corpo por até três meses após a infecção. Mas, na maioria dos casos, esses indivíduos não podem mais transmitir o vírus a outras pessoas 10 dias após ficarem doentes.

Portanto, deveria ser muito mais fácil fazer uma vacina para o novo coronavírus do que para infecções como o HIV, em que o sistema imunológico não consegue curá-lo naturalmente. O SARS-CoV-2 não sofre mutação como o HIV, tornando-o um alvo muito mais fácil para o sistema imunológico subjugar ou para uma vacina controlar.

2. Anticorpos direcionados à proteína espinho evitam a infecção

Uma vacina protegerá, em parte, induzindo a produção de anticorpos contra a proteína espinho na superfície do SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19.

Estrutura do coronavírus sars-cov-2

O vírus precisa da proteína espinho para se ligar e entrar nas células humanas para se reproduzir. Pesquisadores demonstraram que anticorpos, como os produzidos pelo sistema imunológico humano, se ligam à proteína espinho, a neutralizam e evitam que o coronavírus infecte células em cultura de laboratório.

Vacinas em testes clínicos demonstraram aumentar os anticorpos anti-espinho que bloqueiam a infecção pelo vírus em células no laboratório.

Pelo menos sete empresas desenvolveram anticorpos monoclonais, anticorpos fabricados em laboratório que reconhecem a proteína espinho. Esses anticorpos estão entrando em ensaios clínicos para testar sua capacidade de prevenir a infecção em pessoas expostas, por exemplo, por meio de um contato domiciliar.

Os anticorpos monoclonais também podem ser eficazes para o tratamento. Durante uma infecção, uma dose desses anticorpos monoclonais pode neutralizar o vírus, dando ao sistema imunológico a chance de recuperar e fabricar seus próprios anticorpos para combater o patógeno.

3. A glicoproteína espinho contém vários alvos

A proteína espinho tem muitos locais onde os anticorpos podem se ligar e neutralizar o vírus. Isso é uma boa notícia porque com tantos pontos vulneráveis, será difícil para o vírus sofrer mutação para evitar uma vacina.

Várias partes do espinho precisariam sofrer mutação para evitar anticorpos neutralizantes anti-espinho. Muitas mutações na proteína espinho mudariam sua estrutura e a tornariam incapaz de se ligar a ACE2, que é a chave para infectar células humanas.

4. Nós sabemos como fazer uma vacina segura

A segurança de uma nova vacina COVID-19 é melhorada pela compreensão dos pesquisadores sobre os potenciais efeitos colaterais da vacina e como evitá-los.

Um efeito colateral visto no passado foi o aumento da infecção dependente de anticorpos. Isso ocorre quando os anticorpos não neutralizam o vírus, mas permitem que ele entre nas células por meio de um receptor destinado aos anticorpos. Os pesquisadores descobriram que, ao imunizar com a proteína espinho, altos níveis de anticorpos neutralizantes podem ser produzidos. Isso diminui o risco de aumento da infecção.

Um segundo problema potencial apresentado por algumas vacinas é uma reação alérgica que causa inflamação no pulmão, como foi visto em indivíduos que receberam uma vacina contra o vírus sincicial respiratório na década de 1960. Isso é perigoso porque a inflamação nas regiões aéreas do pulmão (alvéolos) pode dificultar a respiração. No entanto, os pesquisadores aprenderam agora como criar vacinas para evitar essa resposta alérgica.

5. Várias vacinas para Covid-19 diferentes em desenvolvimento

O governo dos EUA está apoiando o desenvolvimento de várias vacinas diferentes por meio da Operação Warp Speed .

O objetivo da Operação Warp Speed ​​é entregar 300 milhões de doses de uma vacina segura e eficaz até janeiro de 2021.

O governo dos EUA está fazendo um grande investimento, destinando US$ 8 bilhões (44,6 bi de Reais na cotação de hoje) para sete vacinas COVID-19 diferentes.

Ao apoiar várias vacinas COVID-19, o governo [dos EUA] está protegendo suas apostas. Apenas uma dessas vacinas precisa se provar segura e eficaz em ensaios clínicos para que uma vacina COVID-19 seja disponibilizada aos estadunidenses em 2021.

6. Vacinas passando por ensaios de fase I e II

Os ensaios de fase I e fase II testam se uma vacina é segura e induz uma resposta imunológica. Os resultados até agora de três ensaios de vacinas diferentes são promissores, desencadeando a produção de níveis de anticorpos neutralizantes anti-espinho que são duas a quatro vezes maiores do que os observados em pessoas que se recuperaram de COVID-19.

Moderna , Oxford e a empresa chinesa CanSino demonstraram a segurança de suas vacinas em testes de fase I e fase II.

7. Os ensaios clínicos de Fase III estão em andamento

Durante um ensaio de fase III, a etapa final no processo de desenvolvimento da vacina, a vacina é testada em dezenas de milhares de indivíduos para determinar se ela funciona para prevenir a infecção pelo SARS-CoV-2 e se é segura.

A vacina produzida pela Moderna e NIH e a vacina da Oxford-AstraZeneca começaram os testes de fase III em julho. Outras vacinas COVID-19 começarão a fase III dentro de algumas semanas.

8. Acelerar a produção e implantação de vacinas

A Operação Warp Speed ​​está pagando pela produção de milhões de doses de vacinas e apoiando a fabricação de vacinas em escala industrial, mesmo antes de os pesquisadores terem demonstrado a eficácia e segurança da vacina.

A vantagem dessa estratégia é que, uma vez que uma vacina seja comprovada como segura nos ensaios de fase III, um estoque dela já existirá e poderá ser distribuída imediatamente sem comprometer a avaliação completa de segurança e eficácia.

Esta é uma abordagem mais prudente do que a da Rússia, que está vacinando o público com uma vacina antes que ela se mostre segura e eficaz na fase III.

9. Distribuidores de vacinas estão sendo contratados agora

A McKesson Corp., maior distribuidora de vacinas dos Estados Unidos, já foi contratada pelo CDC para distribuir uma vacina COVID-19 em locais — incluindo clínicas e hospitais — onde a vacina será administrada.

Acredito que seja realista sabermos em algum momento no final de 2020 se algumas vacinas COVID-19 são seguras, exatamente o quão eficazes são e quais devem ser usadas para vacinar a população dos EUA em 2021.

Esse artigo foi publicado originalmente por William Petri, professor de medicina na University of Virginia (EUA) no The Conversation e reproduzido aqui com permissões Creative Commons. Leia o artigo original (em inglês).

 

Via Hypescience


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *