10 dicas para se desconectar um pouco do celular

O uso de telefones celulares pode ser prejudicial à saúde quando se torna um vício. Por esse motivo, oferecemos 10 conselhos para você se desconectar do seu celular e aumentar o seu bem-estar.

Não é por acaso que tantas pessoas, pensando em sua saúde mental e emocional, decidiram começar a se “desintoxicar” de tanta tecnologia, pelo menos por algumas horas.

A verdade é que o uso do celular pode ser tão absorvente que se torna capaz de tirar qualquer minuto de calma, com suas notificações de redes sociais e e-mails de trabalho. O horário de trabalho pode terminar, mas o celular continua a enviar alertas e a roubar o precioso tempo de lazer e de interação com outras pessoas.

Com base nisso, os estudos enfatizam que o uso de telefones celulares e de grande parte dos dispositivos tecnológicos acaba se tornando uma rotina obsessiva que inclui um ritual compulsivo de verificação a cada minuto. A seguir, vamos ver o que podemos fazer para combater esse problema.

Por que se desconectar do celular?
A grande quantidade de informações que a tecnologia fornece impõe novos desafios, e isso implica um risco para a saúde. Os novos comportamentos que surgem do uso da tecnologia nem sempre são saudáveis.

As pesquisas nesse campo confirmam isso, porque com o avanço das tecnologias aparecem novos termos para designar patologias. Podemos citar a nomofobia – ou o medo irracional de sair de casa sem telefone celular – que gera ansiedade naqueles que sofrem com ela.

Além disso, há uma necessidade constante de querer saber o que os contatos fazem, conhecido como FOMO, devido à sua origem etimológica no inglês fear of missing out, ou medo de ficar de fora.

Portanto, apesar das vantagens dos dispositivos, muitas vezes é necessário aprender a se desconectar. A seguir, compartilharemos 10 dicas para você se desconectar do celular que irão ajudá-lo a ter uma vida livre de estresse depois de aplicá-las.

10 dicas para se desconectar do celular

Sem percebermos, podemos desenvolver uma dependência do celular. Portanto, devemos praticar algumas estratégias para “desconectar”.

1. Tenha apenas seus aplicativos mais úteis
Mantenha aplicativos como o calendário, por exemplo, e elimine aqueles que apenas roubam a sua energia com tantas notificações. Para selecionar qual aplicativo remover, pense friamente no uso que você dá a cada um deles.

2. Compartilhe o desafio com outra pessoa
Pode ser o seu parceiro ou um amigo. Se você tiver alguém ao seu lado, pode se sentir mais motivado. Assim, em vez de ficarem atentos ao celular, vocês podem planejar passeios juntos ou praticar atividades recreativas.

Uma ideia que ajuda muito é aplicar a regra de que, quando estiverem compartilhando momentos fora de casa, os celulares devem permanecer em silêncio. Dessa forma, será possível apreciar o momento e fortalecer o relacionamento.

Além disso, estar ciente das notificações o tempo todo tende a causar preocupação e nos faz perder coisas interessantes que acontecem na vida cotidiana.

3. Evite sincronizar contas
Estabeleça um cronograma. Quando você tem suas contas de e-mail comerciais sincronizadas no seu celular, é mais difícil se desconectar, pois um cliente sempre aparece no último minuto ou surge algo para resolver.

Guie-se de acordo com um cronograma e, quando sair do escritório, deixe tudo para trás até o dia seguinte. Isso também permitirá que você aproveite mais as suas horas de descanso.

4. Deixe o telefone de lado

Vale a pena deixar o telefone de lado várias horas por dia. Esse tempo pode ser usado para outras atividades agradáveis.
Você não precisa colocá-lo em cima da mesa quando vai jantar, nem precisa levá-lo a qualquer lugar enquanto se desloca pela casa. Deixe-o de lado e aprecie a comida, leia um livro, beba uma xícara de chá e dedique-se apenas a si mesmo.

Lembre-se de que, se surgir algo urgente, você saberá, porque neste século nunca estamos completamente isolados.

5. Defina um horário para usar o celular

Obviamente, você sempre terá algo pendente para resolver ou revisar; portanto, reserve um momento para o celular. Assim como sabemos que devemos dormir por várias horas, também podemos dedicar um momento específico ao uso do celular, para depois participar de outras atividades.

6. Silencie
Se o telefone não vibrar ou emitir sons, você poderá se distrair com outras atividades e ficar totalmente presente. Sua mente estará concentrada no que você faz, não pensando em nada além disso. Aposte nesta opção, especialmente na hora de dormir.

7. Procure um relógio tradicional

Evite usar seu celular como despertador. Isso permitirá que você acorde e fique alguns minutos na cama, se desejar, completamente relaxado, sem sentir o peso de todas as notificações pendentes.

8. Faça algo diferente

Aprenda um novo idioma, escreva um livro, pinte um quadro ou dedique-se ao que você sempre sonhou. Para conseguir fazer isso, você deve se desligar do celular por um momento. Algumas pessoas podem passar horas de suas vidas compartilhando piadas ou notícias, e esse é um momento vital que elas poderiam gastar em outras coisas pelas quais são apaixonadas.

9. Coloque o celular no modo avião

Aprenda a deixar o telefone no modo avião quando quiser se concentrar em outras atividades importantes.
Esta é uma boa opção ao praticar um esporte ou fazer outra atividade. Quando terminar, você pode sair do modo avião e verificar tudo que chegou.

10. Desligue-o

Se, apesar de tudo, você achar difícil se desconectar do celular, basta desligá-lo e refletir sobre o uso que você faz do dispositivo.

Por fim…

Se, depois de aplicar essas 10 dicas para se desconectar do celular, você sentir que não consegue, talvez seja hora de buscar a ajuda de um psicólogo, pois você pode estar sofrendo de um vício.

Entretanto, o mais importante é manter a calma. No começo, você pode achar difícil se desconectar do seu celular, mas pouco a pouco perceberá que é capaz de viver sem ele.

Pratique a meditação mindfulness ou faça ioga para atrair a quietude em sua vida. Lembre-se de que o mais importante é estar em paz.

Comentários

Comentários

Sobre o autor

Vida em Equilíbrio

Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.