Você sabe qual é o sintoma mais comum em casos de covid-19?

Recentemente, a Organização Mundial da Saúde (OMS) adicionou à lista de sintomas da covid-19 a perda de olfato e paladar, mas um estudo com 2.013 pacientes de 18 hospitais europeus aponta que esses sinais podem ser muito mais comuns do que se pensava em casos de coronavírus.

A análise, que foi publicada na revista científica “Annals of Internal Medicine”, constatou que 87% dos pacientes estudados perderam o olfato e 56%, o paladar.

Esse pacientes enfrentaram a forma menos grave da doença. Apenas 8% deles foram hospitalizados e a maioria apresentou sintomas por 11 dias e meio. Quase dois terços (60,9%) dos pacientes recuperaram o olfato em duas semanas.

perda de olfato

Crédito: Microgen/istockPerda de olfato em casos de covid-19 é mais comum do que se pensava

De acordo com os autores do estudo, considerar esses sintomas logo no início pode ajudar os médicos a identificar melhor os pacientes com covid-19 e tomar medidas mais rápidas.

A perda de olfato e paladar também foi relatada durante o surto de SARS de 2003. Vale lembrar que outras doenças respiratórias, como gripe ou refriado comum, também envolvem sintomas semelhantes. O que pode explicar isso, de acordo com médicos, é a inflamação das passagens nasais e infecção nas células nervosas nasais responsáveis ​​pelo olfato.

Outros sintomas frequentes

Depois da perda de olfato, o sintoma mais comum observado no estudo foi a dor de cabeça, relatada por 70,1% das pessoas.

Veja abaixo todos os sintomas dos pacientes estudados:

Perda parcial ou total de olfato – 87,2%
Dor de cabeça – 70,1%
Entupimento nasal – 64,2%
Dores musculares – 61,8%
Coriza – 59%
Tosse – 58,4%
Problemas no paladar – 56,4%
Dor de garganta – 51,6%
Perda de apetite – 47,5%
Gotejamento pós-nasal – 47%
Dificuldade de respirar – 46,2%
Dor no rosto -43,3%
Diarreia e dor abdominal – 42,3%
Febre – 40,6%
Dor nas articulações – 39%
Disfonia – 26,7%
Dor de ouvido – 25,3%
Disfagia – 20,6%
Náusea/vômito- 18,7%
Catarro – 14,4%
Dor no peito – 9,2%

Fonte: Catraca Livre


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *