Se você acender uma luz para alguém, ela também iluminará seu caminho

Essas sábias palavras de Buda realmente contêm toda uma sabedoria que cada um de nós deve aplicar diariamente. O termo ou a expressão “dar à luz”, sem dúvida, contém toda uma conotação espiritual; no entanto, também obtemos um sentido prático e psicológico.

Dar luz é oferecer bondade, reconhecimento e honrar alguém . Você acha que atualmente aplicamos esse exercício saudável diariamente? Custa-nos, custa-nos porque muitos de nós esquecemos ou negligenciamos praticar não apenas o respeito pelos outros, mas “desejar o bem” em toda a sua essência, em toda a sua integridade.

Nunca sabemos realmente para onde “dar à luz” a alguém pode nos levar. No entanto, sabemos o que acontece se projetarmos ressentimento, ódio ou desprezo a uma determinada pessoa. Provavelmente receberemos o mesmo.

Amor, a essência às vezes esquecida do ser humano

Alguns dizem que os instintos primários nos seres humanos são a violência, o senso de sobrevivência através da agressão e até o ódio. Não podemos aceitar tais princípios, começando acima de tudo com esse maravilhoso cérebro emocional com o qual avançamos como espécie.

Lá onde oferecer cuidado com os nossos, empatia com as emoções, com os sentimentos. Somos capazes de transcender fora de nós mesmos para proteger nossos filhos, para encorajar a cada passo. Nos unimos nas famílias, construímos fortes laços de amizade e vemos o amor como uma necessidade de cultivar o dia a dia, que oferecemos ao receber.

Existe violência, sem dúvida, mas é um instinto tão primário em nosso cérebro que foi alojado no mais profundo, cercado por maravilhosas estruturas cerebrais que priorizam a sociabilidade, a empatia, a memória que é construída com base nas emoções … amor, é uma essência básica do ser humano, embora às vezes não o geramos ou o projetemos como deveríamos.

Poderíamos dizer que hoje as sociedades modernas priorizam dimensões como competitividade, apego ao material, acumulação de coisas e até pessoas . Muitas pessoas “descartam” as relações pessoais como se reciclassem materiais, casais criados e desfeitos em poucos meses, amizades que expiram nas redes sociais … Onde estão as essências? Onde o valor autêntico do respeito, reconhecimento e amor?

Nós podemos ter esquecido. Podemos ter esquecido a essência mais pura do amor, aquela que é capaz de perdoar o inimigo, de reconhecer aqueles que nos apreciam, de não enfrentar o ódio ao ódio, de não ser escravos da raiva ou prisioneiros do rancor. Oferecer luz é oferecer amor , é liberar fardos que oferecem o melhor ao outro, esperando receber o mesmo.

O poder da intenção

Como podemos “enviar luz”? Talvez neste momento você esteja se fazendo essa pergunta. Tudo depende de suas crenças, sua religião, a maneira como você sente o mundo, você e tudo isso ao nosso redor.

Se você é um crente, pode acender uma vela, existem aqueles que enviam energia através do Reiki e existem aqueles que, sendo um pouco mais céticos, podem simplesmente fazê-lo através do pensamento, através do reconhecimento interno. No entanto, é essencial que haja uma firme convicção e uma intenção clara .

O que significa isto? Vamos dar um exemplo. Você discutiu com um amigo. Uma pessoa que até recentemente era importante em sua vida. Como a presença dela é mais prejudicial do que satisfatória, você decide romper o vínculo de amizade e simplesmente “deixa-a ir”.

É necessário realizar esse distanciamento sem rancor, o que quer que tenha acontecido, perdoar e oferecer luz. Qual é a utilidade de armazenar ressentimentos, raiva e emoções negativas? Tudo isso é pesado, tudo isso impede que você cresça como pessoa e armazena tantos reatores que é muito possível que você acabe ficando muito desconfiado em estabelecer novos amigos.

Se você deixá-lo ir com respeito, oferecendo-lhe amor por dentro e com toda intenção, essa nobreza também reverte para você . É como inalar o ar e deixá-lo ir com todos os seus encargos, com todas as suas ansiedades. Desejar o pior a alguém, empobrece você como pessoa e, ao mesmo tempo, tinge você de rancor. Isso tem alguma utilidade? Nenhuma

Por outro lado, oferecer luz a alguém que amamos é reconhecê-lo ao mesmo tempo que vesti-lo, é desejá-lo bem e cuidar dele de longe, de nossos corações … Tente visualizá-lo , você verá como isso o conforta .

por Iegolas Elrond / Rincon del Tibet

 

Via Pensar Contemporâneo


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *