28 maneiras de encontrar a quietude que você precisa para viver em equilíbrio

Por Ryan Holiday

Recentemente lemos a obra “A quietude é a chave“, escrito por Ryan Holiday.  O livro foi lançado no brasil pela Editora Intrínseca, e é uma verdadeira preciosidade para quem busca uma vida mais serena.

Quietude

A palavra budista para isso era upekkha. Os muçulmanos falavam de aslama. Os hebreus, hishtavut. O segundo livro do Bhagavad Gita, o poema épico do guerreiro Arjuna, fala de samatvam, uma “paz de espírito – uma paz que é sempre a mesma”. Os gregos, euthymia e hesychia. Os epicuristas, ataraxia. Os cristãos, aequanimitas.
Em português: quietude. Ser firme enquanto o mundo gira em torno de você. Agir sem frenesi. Ouvir apenas o que precisa ser ouvido. Possuir silêncio – exterior e interior – sob comando.

A quietude é aquele momento tranquilo em que a inspiração o atinge. É essa capacidade de recuar e refletir. É o que abre espaço para gratidão e felicidade. É uma das forças mais poderosas da Terra. Todos nós precisamos de quietude, mas aqueles de nós que estão avançando com grandes planos e grandes sonhos precisam, acima de tudo.

Ainda assim, a palavra “quietude” pode parecer vaga ou efêmera. Não precisa ser. De fato, existem maneiras concretas e acionáveis ​​de introduzi-la em sua vida. Isso simplesmente não acontece. Você tem que colocar no trabalho. Você tem que seguir a orientação dos mestres.

Por muitos anos, tenho estudado e escrito sobre o estoicismo, uma filosofia antiga popular no Império Romano. Tim publicou meus dois primeiros livros sobre estoicismo como parte de seu clube de livros Tim Ferriss (The Obstacle Is the Way e Ego Is the Enemy). No meu último livro, A quietude é a chave, olhei não apenas o estoicismo, mas o budismo, o confucionismo, o epicurismo, o cristianismo, o hinduísmo e inúmeras outras escolas e religiões filosóficas, e descobri que a única coisa que todas essas escolas compartilham é uma busca dessa paz interior – dessa quietude – e da crença de que é a chave para uma vida feliz e significativa.

Como resultado, aqui estão 28 exercícios comprovados de toda a sabedoria do mundo antigo que ajudarão você a manter-se estável, disciplinado, focado, em paz e capaz de acessar todas as suas capacidades a qualquer momento, em qualquer lugar, apesar de qualquer distração e toda dificuldade.

Essas etapas funcionarão … se você as trabalhar.

Diário. Michel Foucault chamou o diário de “arma para combate espiritual”. Segundo seu pai, Otto, Anne Frank não escrevia em seu diário todos os dias, mas ela sempre escrevia quando estava chateada ou com problemas. Uma de suas melhores e mais perspicazes falas deve ter ocorrido em um dia particularmente difícil. “Papel”, ela disse, “tem mais paciência do que as pessoas”. Faço um diário todas as manhãs como forma de começar o dia de novo – coloco minha bagagem na página para não precisar carregá-la para reuniões ou para o café da manhã com minha família. Começo o dia com calma, despejando o que ainda não está no meu diário. Mas não existe um caminho certo ou errado para o diário. O ponto é apenas fazê-lo.

Veja o mundo como um artista. Marco Aurélio, que é supostamente esse estoico sombrio e depressivo, parece ter visto beleza em toda parte. Por que outro motivo ele escreveria tão vividamente da maneira comum que “assar o pão se divide em lugares e essas rachaduras, embora não sejam da arte do padeiro, chama a atenção e serve para estimular o apetite” ou os”talos de grãos maduros curvando-se baixo, a testa franzida do leão, a espuma pingando da boca do javali”? Enquanto outras pessoas não se dão conta do que as cerca, ou se sentem sobrecarregadas, queremos praticar realmente a visão. Tente perceber as pequenas coisas. Olhe para aquela árvore como se você fosse um pintor e tentando entender sua essência. Observe a interação com seus pais como se você fosse um comediante de pé procurando material. Um artista deve estar presente. Um artista deve perceber. Um artista está parado.

Gerencie suas entradas. Como general, Napoleão instruiu sua secretária a esperar três semanas antes de abrir qualquer correspondência. Ele queria ver o que se resolveria. Uma maneira de fazer isso é com filtros de e-mail. Se vejo que um e-mail não é urgente ou não é de uma fonte confiável, coloco-o em uma pasta e deixo lá (gosto de responder em aviões, sem Wi-Fi, semanas ou meses depois). Outra maneira de fazer isso é através dos porteiros. Ter um assistente, um agente ou um chefe de gabinete significa que coisas triviais têm mais dificuldade em chegar até você. Você é o chefe – e o tempo do chefe deve ser protegido! Para que, com tranquilidade, você possa dar toda a atenção ao que importa.

Faça caminhadas. Nietzsche disse que as ideias em Assim falou Zaratustra chegaram a ele em uma longa caminhada. Nikola Tesla descobriu o campo magnético rotativo, uma das descobertas científicas mais importantes de todos os tempos, em um passeio pelo parque da cidade de Budapeste em 1882. Quando ele morava em Paris, Ernest Hemingway fazia longas caminhadas pelas quais sempre que estava preso em sua escrita e precisava esclarecer seu pensamento. O filósofo mal-humorado Søren Kierkegaard andava pelas ruas de Copenhague quase todas as tardes, enquanto escrevia para a cunhada: “Todos os dias me coloco em um estado de bem-estar.” Dou uma caminhada de duas a três milhas todas as manhãs com meu filho – as ideias para esse mesmo post me chegavam lá.

Desligue-se dos resultados. O mestre de arco e flecha Awa Kenzo passou pouco tempo ensinando seus alunos a mirar e atirar deliberadamente. O que Kenzo queria que os alunos fizessem era tirar da cabeça o pensamento de atingir o alvo. Ele queria que eles se separassem mesmo da ideia de um resultado. “Os acertos no alvo”, dizia ele, “são apenas a prova externa e a confirmação da sua falta de propósito no seu ponto mais alto, da falta de egoísmo, do abandono próprio ou do que você quiser chamar esse estado”. Isso é algo que os escritores conhecem bem: você não pode pensar nas listas ou prêmios dos mais vendidos ou mesmo no ato de publicar. Você deve se concentrar apenas na página à sua frente. Você deve aprender a deixar ir e deixar o processo assumir o controle.

Pare de assistir noticiários. A primeira coisa a filtrar se você quiser mais serenidade em sua vida? As notícias! “Se você deseja melhorar”, disse Epictetus, “fique contente em parecer ignorante ou estúpido em assuntos estranhos”. As notícias não apenas nos custam nossa paz de espírito, mas também nos impedem de criar mudanças reais, no momento. Ser informado é importante … assistir as notícias em tempo real não é como você chega lá.

Faça perguntas. Como, eu preciso disso? Se eu conseguir o que quero, o que realmente mudará? Por que eu me importo com o que eles pensam? No que estou trabalhando hoje? Isso importará em cinco anos? E se eu não fiz nada? Perguntas como essas nos ajudam a acalmar as ansiedades em nossa cabeça e nos ajudam a desacelerar – dando espaço para a quietude. É importante questionar nossas crenças e nossos instintos. Tim tem algumas “perguntas impossíveis” impressionantes que também levarão à quietude: “Quais são as piores coisas que poderiam acontecer?” “Qual é o canal menos cheio?” “Eu preciso voltar do jeito que perdi?” E se eu pudesse apenas subtrair para resolver problemas? ”“ Será que tudo está bem e completo como está? ”

Leia livros. “Desligue o rádio”, escreveu Dorothy Day, freira católica e ativista social, em seu diário em 1942, “guarde seu jornal diário … e gaste tempo lendo”. Ela quis dizer livros. Livros grandes, inteligentes e maravilhosos. Se você estiver estressado, pare o que estiver fazendo e sente-se com um livro. Você vai se acalmar. Você será absorvido em um mundo diferente. William Osler, o fundador da Universidade Johns Hopkins, disse a aspirantes a estudantes de medicina que, quando a química ou a anatomia afligiam sua alma, “procurava a paz na grande chupeta, Shakespeare”. Não precisa ser peça teatral – qualquer boa literatura serve. Os livros são uma maneira de obter quietude sob demanda.

Guarde o seu telefone. Lembre-se de que seu telefone foi projetado para uma coisa: fazer você querer usá-lo. E os aplicativos do seu telefone também têm a mesma motivação. São dois ecossistemas muito motivados que não estão alinhados com a sua quietude. Minhas regras para reduzir o tempo de tela: não durmo no mesmo quarto que meu telefone. Não checo meu telefone pelo menos na primeira hora do dia. Eu desligo todos os alertas e notificações. E se houver algo que eu possa fazer com um dispositivo que não seja o meu telefone, eu o uso (exemplo: não faça um diário no seu telefone – faça um diário em papel).

Se livre das coisas. Xunzi disse: “O cavalheiro faz das coisas seus servos. O mesquinho é servo das coisas. ”Todo mês, passamos por nossa casa e enchemos malas para a Boa Vontade e o Exército de Salvação. Se não o estivermos usando, ele não precisará ocupar espaço em nossa casa. Se isso está nos causando ansiedade ou preocupação (“Tenha cuidado ou você vai quebrar!”), nos livramos disso. Quanto menos você tem, menos precisa se preocupar. Quanto menos você considerar precioso, menos isso pode ser tirado de você por mudanças de destino ou má sorte.

Procure a solidão. “Se eu resumisse o maior problema de liderança sênior na Era da Informação”, disse o general de quatro estrelas do Corpo de Fuzileiros Navais e o ex-secretário de defesa James Mattis, “é falta de reflexão. A solidão permite que você reflita enquanto os outros estão reagindo.” Bill Gates programa “semanas de pensamento ”, onde ele sai sozinho e apenas lê e pensa. Gosto de pensar enquanto corro, nado e faço caminhadas – e muitas das minhas ideias de livros vieram dessas atividades. Randall Stutman, que por décadas foi consultor dos bastidores de muitos dos maiores CEOs e líderes de Wall Street, estudou uma vez como várias centenas de executivos sêniores de grandes corporações se recarregavam em seu tempo de inatividade. As respostas foram: natação, vela, ciclismo de longa distância, ouvir música clássica em silêncio, mergulho, andar de moto e pesca . Todas essas atividades, ele notou, tinham uma coisa em comum: a ausência de vozes. Se você está cercado por outras pessoas constantemente, é provável que pense e aja como elas. Para ser original, você precisa passar um tempo sozinho. Para ter paz, você também precisa de solidão.

Desacelere – Olhe mais profundo. Emoldurado na parede do estúdio de produção de Fred Rogers, havia um trecho de uma de suas citações favoritas: Lessessiel est invisible pour les yeux. O essencial é invisível aos olhos. As aparências e as primeiras impressões são enganosas – muitas vezes somos enganados pelo que está na superfície. É no estoicismo e no budismo e em inúmeras outras escolas que encontramos a mesma analogia: o mundo é como água barrenta. Para ver através disso, temos que deixar as coisas se acalmarem. Não podemos ser perturbados pelas aparências iniciais e, se formos pacientes, a verdade será revelada para nós.

Aproveite os pequenos prazeres. Você sabe, Epicuro não era um glutão ou um maníaco depravado. Pelo contrário, ele defendia que desfrutamos dos prazeres simples. Há uma carta de Epicuro pedindo a um de seus ricos apoiadores e amigos por um presente. Ele não estava pedindo dinheiro ou mercadorias exóticas. Ele pediu uma panela pequena de queijo. É isso aí! Isso é tudo o que os famosos epicuristas queriam. Se você aprender a ser grato e desfrutar dos prazeres comuns, será mais feliz do que quase todos. Uma tigela de cereal. Um bom pôr do sol. Uma boa conversa com os amigos. Estes são os momentos para estimar. E não férias distantes, carros de luxo ou honras de prestígio.

Deixe os pensamentos fluírem sem um sentido. A coreógrafa Twyla Tharp nos dá este exercício: “Sente-se sozinho em uma sala e deixe seus pensamentos irem aonde eles quiserem. Faça isso por um minuto. […] Trabalhe até dez minutos por dia dessa perambulação mental sem sentido. Então comece a prestar atenção aos seus pensamentos para ver se uma palavra ou objetivo se materializa. Caso contrário, estenda o exercício para onze minutos, depois doze e treze … até encontrar o tempo necessário para garantir que algo interessante venha à sua mente. A frase gaélica para esse estado de espírito é ‘quietude sem solidão’. ”Você precisa deixar sua mente explorar, se quiser que ela descubra coisas novas.

Esvazie sua mente. O paradoxo do Zen é que eles querem que você pense muito profundamente … e também limpe sua mente. Mas não é um paradoxo. A vida exige ambos. Yogi Berra disse que é impossível pensar e bater ao mesmo tempo. É verdade. Um jogador de beisebol da liga principal tem apenas 400 milissegundos para agir em um campo. Não há espaço para pensar. As chances são de que o que você faz só é dificultado pelos pensamentos giratórios do seu monólogo interior. Esvaziar nossas mentes é especialmente importante quando estamos chateados. Afaste esses pensamentos desagradáveis ​​- ou deixe-os flutuar como uma nuvem. Não se apegue a eles. Não deixe que eles se enraízem.

Busque sabedoria. Você sabia que Buda tinha um mentor? Dois na verdade. Sua primeira professora foi Alara Kalama. O segundo foi Uddaka Ramaputta. Zenão, o fundador do estoicismo, estudou com um filósofo chamado Crates. A quem você recorre por sabedoria? Quem está ensinando você a ser melhor, mais calmo e mais quieto? Para mim, foi o autor Robert Greene. Com ele, pude aprender o que é preciso para ser um escritor e pude aprender quanto tempo leva o caminho para a sabedoria. Ter um mentor permite que você veja uma versão sua no futuro. Ensina a não ter tanta pressa de chegar lá, a saber que levará tempo (e acima de tudo, muito trabalho duro). Como Xunzi disse: “O aprendizado nunca deve cessar. … A pessoa nobre que estuda amplamente e se examina todos os dias ficará clara em seu conhecimento e sem falhas em sua conduta. ”

Esteja presente. Eles chamam de “presente” por uma razão. Porque cada momento é um presente. Simplesmente pare. Inspire isso. Esqueça o passado. Ignore o futuro. Apenas seja. Nós somos seres humanos, afinal.

Cultive relacionamentos. A vida sem relacionamentos, focada apenas na realização e no sucesso, é vazia e sem sentido. O amor, disse Freud, é o grande educador. Eu nunca entendi a ideia de que monges e padres deveriam se afastar dos relacionamentos. Não, é através do amor que alcançamos um plano mais alto de quietude e compreensão. Minha esposa não me impediu de nada – pelo contrário, ela não só me fez melhorar, como também fez todo o trabalho valer a pena. “Não há como gozar da posse de algo valioso”, disse Seneca, “a menos que tenha alguém com quem compartilhar”.

Desenvolva seus valores – Memorize-os. Ninguém tem menos serenidade do que a pessoa que não sabe o certo do errado. Ninguém está mais exausto do que as pessoas que devem elaborar todas as decisões e considerar todas as tentações. Tente sentar e escrever seus próprios dez mandamentos – o que você faz e o que não faz. Coloque-o em algum lugar da sua casa. Use-o como um guia. Deixe-o ajudá-lo a se acalmar. Pessoalmente, mantenho uma lista do que Marco Aurélio chamou de “epítetos do eu” em uma lista na minha mesa. Eles são: “Honesto. Calma. Justo. Pai. Bravo. Generoso. ”Essas são minhas prioridades.

Cuidado com o desejo. John F. Kennedy encarou a Crise dos Mísseis Cubanos com uma quietude incrível. Nos mesmos 13 dias, ele também traiu sua esposa com uma universitária. Isso não soa como quietude (ou força) – o mundo estava acabando e, em vez de estar com as pessoas que amava, estava perseguindo uma emoção. Krishna, no chamado Bhagavad Gita, chama o desejo de “o inimigo sempre presente dos sábios … que, como um fogo, não consegue encontrar satisfação”. Pense em quando você se sentir melhor. Não é quando você está afundando. Também não é quando você recebe o que deseja. Quietude é quando você está no controle de seus desejos.

Perceba que você tem muito. Kurt Vonegut já esteve em uma festa com Joseph Heller, o autor do Catch 22. Vonegut estava provocando-o sobre como um bilionário que ambos sabiam ganhar mais dinheiro naquela semana do que o Catch 22 faria na vida. “Eu tenho algo que ele nunca terá”, respondeu Heller. “O suficiente” Realização. Dinheiro. Fama. Respeito. Nenhuma quantidade deles fará a pessoa se sentir satisfeita. “Quando você percebe que não falta nada”, disse Lao Tzu, “o mundo inteiro pertence a você”. Não é que você não deva ter objetivos e que não se esforce por mais; é que você precisa aprender a apreciar o que tem no momento. Lembre-se todas as manhãs, como tento fazer, de que você tem o suficiente.

Reduzir o zoom. Quando o astronauta Edgar Mitchell foi lançado ao espaço em 1971, ele olhou para o minúsculo mármore azul e sentiu algo tomar conta dele: uma sensação de conexão e compaixão por todos e tudo, “uma consciência global instantânea”. Com a percepção de que somos todos juntos, que estamos juntos nisso e que esse fato é realmente o único que realmente importa, perdemos o egoísmo e a auto-absorção na raiz de grande parte dos distúrbios em nossas vidas. Lembre-se disso sempre que olhar pela janela de um avião ou de um andar alto de um prédio ou sempre que olhar para as estrelas. Você é pequeno, mas também faz parte de algo grande.

Pare, espere, diga não? O grande lançador de beisebol Sadaharu Oh aprendeu com seu mestre zen e técnico em batalhas, Hiroshi Arakawa, o poder da espera, o poder da precisão, o poder do vazio, o poder do wu wei ou a falta de ação. Pense em Fabius, o general romano que derrotou Aníbal não atacando, mas deixando-o derrotar a si mesmo, longe de casa. Você deve proteger seu tempo e reter algo. Não balance em todas as oportunidades. Não se apresse em ação sem pensar. Tenho uma foto no meu escritório de Oliver Sacks e, atrás dele, há um grande cartaz que diz “NÃO!”. É um lembrete para eu considerar cada oportunidade e cada uma perguntar com cuidado. O que está em jogo é minha quietude e meus recursos finitos. Então são seus!

Construa uma rotina. É estranho para nós que pessoas bem-sucedidas, que são mais ou menos seus próprios chefes e claramente tão talentosas, parecem prisioneiras do regimento de suas rotinas. Pense em Jocko acordando às 4:30 da manhã todas as manhãs. Não é o ponto principal da grandeza que você está livre de regras e regulamentos triviais? Que você pode fazer o que quiser? Ah, mas os grandes sabem que a liberdade completa é um pesadelo. Eles sabem que a ordem é um pré-requisito da excelência e que, em um mundo imprevisível, os bons hábitos são um refúgio seguro da certeza. Foi Eisenhower quem definiu a liberdade como a oportunidade para a autodisciplina. Sem ele, caos e complacência entram.

Encontre seu ritmo. A principal causa de lesão para atletas de elite não é tropeçar e cair. Não são colisões. É uso excessivo. Pitchers and quarterbacks jogam fora os braços. Outros apenas se cansam das horas de treino e da pressão. Michael Phelps encerrou prematuramente sua carreira de nadador por esse motivo – apesar de todas as medalhas de ouro, ele nunca mais quis entrar em uma piscina. A vida é muito mais uma maratona do que uma corrida. No ano passado, fiquei doente por causa de uma queda no meu sistema imunológico. Ironicamente, meu medo de perder o trabalho me fez perder um monte de trabalho! Não se esgote. Relaxe. Fique quieto, para poder ser forte a longo prazo.

Dormir. O engenheiro injetado de sangue, com seis Red Bulls de profundidade, não tem chance de quietude. Nem a recém-formada – ou não tão recente – que ainda festeja como se estivesse na faculdade. Tampouco o escritor que planeja mal e promete a si mesmo que terminará seu livro em uma maratona de três dias sem dormir. Pense em Arianna Huffington, que desmaiou por falta de sono e quebrou a bochecha quando bateu no chão do banheiro. Estremece quando você pensa sobre isso – porque é uma história de advertência. Acredite ou não, nunca virei a noite toda, apesar de escrever 10 livros em menos de uma década. Abusar do corpo leva a mente a abusar de si mesma. O sono é a recarga das baterias internas, cujas reservas de energia recrutamos para realizar nosso trabalho. Guarde com cuidado.

Arranje tempo para passatempos. “Se a ação cansa seu corpo, mas deixa seu coração à vontade”, disse Xunzi, “faça.” Winston Churchill adorava pintar e colocar tijolos em sua propriedade rural; seu antecessor William Gladstone adorava derrubar árvores manualmente. Até Jesus gostava de pescar com os amigos! Montando um quebra-cabeça, em aula de violão, sentado em uma manhã tranquila em uma cortina de caça, firmando um rifle ou um arco enquanto esperamos por um cervo, servindo sopa em um abrigo para moradores de rua, nadando muito tempo, levantando pesos pesados ​​- esses são todos ótimos hobbies. Os meus são correr, nadar e trabalhar na minha fazenda. Envolvido nessas atividades, meu corpo está ocupado, mas minha mente está aberta. Meu coração também.

Faça o bem. Marco Aurélio falou de passar de uma ação altruísta para outra – “Só lá”, ele disse, podemos encontrar “deleite e quietude”. Se você vê uma fraude e não a diz, o filósofo Nassim Taleb disse: você é uma fraude. Se queremos ser bons e nos sentir bem, temos que fazer o bem. Lembre-se do slogan dos escoteiros: faça uma boa ação diariamente. Pode ser grande ou pequena. Pode ser pegar o lixo que você encontra no chão ou correr para o local de um acidente. Fazer o bem cria quietude espiritual. Faz do mundo um lugar melhor.

Cada um de nossos caminhos para a quietude será único, mas o resultado será o mesmo: silêncio, força, discernimento, paz, felicidade. Acima de tudo, ficaremos surpresos ao saber que a quietude que procuramos não se encontra fora de nós, mas dentro de nós. Tem sido nosso o tempo todo.

Nós apenas precisamos desbloqueá-la. Acessá-la. E segurá-la perto.
A quietude é a chave. Para tudo o que queremos na vida.

Fonte: 28 Ways to Find the Stillness You Need to Thrive (https://tim.blog/2019/09/26/stillness-is-the-key-ryan-holiday), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *