1ª vacina contra o coronavírus já foi testada em humanos e resultados são promissores

A primeira vacina contra o coronavírus (SARS-Cov-2) a ser testada em humanos parece estimular a resposta imunológica contra o vírus e parece segura, de acordo com seu fabricante Moderna, nesta segunda-feira.

Os resultados se baseiam em ensaios clínicos nos oito primeiros voluntários que injetaram duas doses da vacina a partir de março.

Estes voluntários saudáveis geraram anticorpos que passaram por testes em células humanas em laboratório e conseguiram impedir a replicação do vírus, que é a principal função de uma vacina eficaz. Os níveis destes anticorpos neutralizantes corresponderam aos níveis descobertos em pacientes que se recuperaram da infecção após contrair o vírus. Portanto a vacina parece ter estimulado a resposta imunológica esperada.

A empresa informou que segue um com um cronograma acelerado, com a segunda fase dos testes envolvendo 600 pessoas em seguida logo depois uma terceira fase de testes em julho que envolverá milhares de pessoas saudáveis. A Food and Drug Administration dos EUA (FDA) concedeu autorização a Moderna para prosseguir com a segunda fase no início deste mês.

Se esses testes obtiverem sucesso, a vacina ficará disponível para uso geral até o fim do corrente ano ou, talvez, no início de 2021, de acordo com o Dr. Tal Zaks, diretor de medicina da Moderna, em entrevista para o NY Times. A quantidade de doses que poderiam estar disponíveis não foi informada, mas Zaks disse que “Estamos fazendo o possível para fabricar a maior quantidade de milhões possível”.

Até o momento não há vacina ou sequer tratamento comprovado contra o coronavírus. Inúmeras empresas pelo mundo correm para criar vacinas, utilizando métodos diferentes. Algumas delas usam tecnologia como a que a Moderna utiliza, que se baseia em um segmento de material genético do vírus conhecido como RNA mensageiro, ou mRNA.

A Moderna disse que em outros testes em camundongos, que foram vacinados e contaminados com o vírus, descobriram que a vacina parecia ter a capacidade impedir que o vírus se replicasse nos pulmões e que as cobaias tinham quantidades de anticorpos neutralizantes similares ​​aos das pessoas que foram vacinadas.

Foram testadas três doses da vacina: uma baixa, uma média e outra alta. Os resultados preliminares se baseiam nos testes das doses baixas e médias. E o único efeito adverso observado foi vermelhidão e dor no braço de um dos pacientes em que a injeção foi feita.

Na dose mais alta, no entanto, três pacientes desenvolveram febre, dores musculares e de cabeça, disse o médico. Mas os sintomas sumiram após um dia.

A dose alta, no entanto, será eliminada dos estudos futuros, não por causa de seus efeitos colaterais, mas porque as doses baixas pareceram funcionar tão bem que a dose alta não seria necessária.

“Quanto menor a dose, mais vacina poderemos fabricar”, disse Zaks. As ações da Moderna dispararam 40% em negociações de pré-mercado. [NY Times]

 

Via Hypescience 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *