Estresse, ansiedade e depressão se manifestam quando vivemos para agradar os outros

Definitivamente temos muitas formas de viver a vida, uma delas é entender que temos uma grande responsabilidade em relação a escrever a história de nossas vidas, sendo nós os protagonistas, considerando nossos sonhos, considerando que devemos cuidar de nós mesmos, considerando que as pessoas que pertencem ao nosso núcleo devem ter o lugar que lhes corresponde, sem lhes dar, a qualquer momento, controle sobre nossas decisões, nossas ações ou nossa vida em geral.

Viver para agradar os outros pode ser o caminho mais frustrante que decidimos transitar, significa deixar nossas ilusões de lado e adotar aquelas que não nos pertencem. Embora seja verdade que podemos sentir muita satisfação quando pessoas importantes se sentem orgulhosas de nós, também é verdade que quando geramos esse efeito tentando nos adaptar a parâmetros que não correspondem ao que queremos, mais cedo ou mais tarde essa satisfação se tornará em frustração.

Todos merecem amor e respeito pelo que são, sem ter que fingir nada ou se encaixar em um determinado padrão, não há um jeito único de fazer as coisas, e é muito arrogante pensar que dentro de um universo de possibilidades, a nossa é a melhor maneira. Estamos todos em um caminho de evolução e cada um precisa viver suas próprias experiências para aprender e crescer, se vivemos essas experiências tomando como referência o que os outros gostariam de nós, sentiremos falta de lições valiosas ao longo do caminho .

Nossas emoções estão ligadas aos nossos pensamentos, e ambos são os que acabam provocando um estado de estresse, ansiedade ou depressão. Quando não nos sentimos satisfeitos com o que fazemos, porque no final é o que o outro quer, quando pressionamos demais tentando nos encaixar, quando nos importamos mais com o que as pessoas pensam, em vez de como realmente nos sentimos, geramos em nossa mente um número de pensamentos que se tornarão predominantes.

Por ter uma tendência negativa em nossos pensamentos, nosso corpo reagirá com as emoções associadas, e desta maneira nosso corpo nos alertará de que há algo que não estamos fazendo da melhor maneira ou que estamos abrigando e alimentando em nossa mente conteúdo que nos causa dano

Qualquer indicação de sofrimento emocional deve nos levar a rever nosso estilo de vida, ver a que dedicamos tempo e energia, ver se estamos disponibilizando tempo para nós mesmos, para fazer o que gostamos, mas especialmente é um convite para avaliar quão importante é a nossa vida, a influência de outras pessoas e que lugar na escala de prioridades que damos a ela.

Esta vida é curta demais para atuar como extras ou para viver os sonhos dos outros. Dedique-se a viver cada segundo da maneira mais apaixonada e busque sempre seus sonhos, em vez de buscar a aceitação dos outros.

Por: Sara Espejo – Canto do Tibete

Via Pensar Contemporâneo 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *