Se você não controla suas emoções, como quer que as crianças controlem as delas?!⁣

Calma pais, vamos controlar as emoções! 

Todos nós já perdemos o controle das emoções por instantes, não é mesmo? Seja por uma situação nova ou estressante que provoque a instabilidade emocional. Isso pode acontecer e é totalmente normal!  Por isso, não podemos exigir que a criança saiba se expressar de uma forma tranquila e objetiva, porque ela, ainda, está em desenvolvimento.  Desenvolvimento este que, atualmente, os especialistas afirmam ir até os 21 anos de idade, aproximadamente.

Muitas crianças podem ficar nervosas, inseguras ou estressadas, quando algo de novo está pra chegar e isso se dá porque afeta o sistema límbico, que é a área do cérebro responsável pelas emoções.   Além disso, o neocórtex, área do cérebro responsável pela razão, também não está totalmente desenvolvido, o que provoca um turbilhão de confusão e emoção na mente dos pequenos.

Por esses e por outros motivos, cabe aos pais analisarem a situação e refletirem sobre suas atitudes e comportamentos. Portanto, gritar, brigar ou promover discussões com os filhos ou entre seus pares não irão facilitar a relação nem tão pouco trazer soluções para as questões.

É importante perceber e entender que o sistema familiar será o resultado da engrenagem que move as relações dentro da família. Ou seja, pais agressivos, provavelmente, terão que lidar com filhos briguentos ou arrogantes.  Casais que brigam por tudo, quase sempre, vão conviver com crianças inseguras ou com medo de falar.

A melhor forma dos pais evitarem este cenário é mantendo o autocontrole e gerindo suas emoções.  Se você se estressa muito e perde as rédeas facilmente, cuidado, porque você pode estar percorrendo um caminho tortuoso.  Seguem algumas dicas, para ajudar a driblar essa situação:

  • Pratique atividades físicas
  • Reserve um tempo só pra você
  • Mantenha a agenda do casal e a pessoal
  • Busque alternativas para diversificar sua rotina e quebrar os padrões

Mantenha o diálogo, usando a abordagem coaching para uma comunicação eficaz. Seja empático!  Seus filhos vão agradecer muito e sentirão que você estará preparado para apoiá-los em qualquer situação. Uma vez equilibrados, os pais terão condições de atender as suas próprias necessidades e às dos seus filhos. Tenho certeza que todos sairão ganhando!! ⁣⁣

Quer entender mais sobre emoções e sobre abordagem coaching infantil e disciplina positiva, fique ligado aqui e fale comigo nas minhas redes sociais e site:  @jusleyvallecoach  e www.jusleyvallecoach.com/


Jusley Valle

Eu sou Jusley Valle, sou coach, especializada em coaching infantil, coaching para escolas e professores, mentoria para pais e palestrante. ​ Construí minha carreira durante 30 anos, atuando em recursos humanos, sempre focada no desenvolvimento de pessoas.  ​ Possuo mais de 280 horas de desenvolvimento, incluindo a formação de coaching em si, com certificação internacional, coaching escolar, mentoria para pais, comunicação não violenta e coaching infantil.   Sou formada em coach pelo ICI - Integrated Coaching Institute, acreditado pela ICF - International Coaching Federation e especializada  pelo ICIJ - Instituto de Coaching Infantojuvenil.  Eu ajudo pessoas, famílias, escolas e crianças a lidarem com dificuldades do dia a dia e a atingirem suas metas, por meio do autoconhecimento, desenvolvendo habilidades e competências.  Fique ligado aqui nos meus artigos e siga minhas redes sociais! Tem muita coisa boa pra você e sua família!! Um abraço!

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *