Conheça os monges que só se alimentavam de cerveja na Quaresma

Os monges de Paulaner (a “Ordem dos Mínimos”, fundada por São Francisco de Paula no século 15) mudou-se do sul da Itália para o norte da Alemanha em 1634. Eles se estabeleceram no claustro Neubeck Ob Der Au, localizado na Neuhauser Straße, em Munique, o mesmo edifício em que, mais tarde, funcionaria a cervejaria Paulaner.

Em um vídeo publicado no site da cervejaria Paulaner, Martin Zuber, o atual mestre-cervejeiro da companhia, explica que esses monges, por participarem de uma ordem bastante rígida, “não tinham permissão para consumir alimentos sólidos durante a Quaresma”. Por isso, eles fabricaram uma cerveja rica em carboidratos e nutrientes: uma espécie de “pão líquido” que não quebraria o jejum obrigatório da Quaresma. Eles chamaram aquele preparo de “Salvador”.

A receita, mais tarde, deu origem ao estilo de cerveja doppelbock, que se tornou um dos produtos da cervejaria dos monges mais vendidos nas proximidades do claustro.

Hoje, a Paulaner é uma das oito cervejarias que participam da mundialmente famosa Oktoberfest de Munique.

Hoje, a dopplelbock da marca é consumida no mundo inteiro e durante todo ano. A empresa é muito orgulhosa de suas origens penitenciais relacionadas à Quaresma.

 

Publicado originalmente em Aleteia

 

Via Revista Pazes


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *