O superlativo da Felicidade.

Esses dias deparo-me com a seguinte frase: Qual foi (ou teria sido) o dia mais feliz da sua vida?

Todos nós, ou sua grande maioria iriamos parar e pensar em algum dia que a emoção do sentimento felicidade nos tomou e fomos agraciado por risadas,por nos sentir bem, por alguém que nos surpreendeu, que nos deixou satisfeitos, que nos encantou, algo que fugiu do nosso controle e entrou no inesperado.
Mas não, não foi isso que eu pensei e de verdade não pensei em nada,apenas em uma pergunta, para tentar responder a outra acima citada, e a cabeças engenhosa perguntou: Mas felicidade não são momentos?
Se elas são momentos, então em algum instante do dia eu viverei um momento feliz.E sabe o por quê disto, nós temos a doce mania de super relativar momentos felizes, parece que eles precisam ser grandiosos,escutados por várias pessoas, visto por milhares de outras e comentados por outras tantas.
Então eu achei muito injusto com a “dona felicidade”, determinar para ela um dia apenas em que ela esteve comigo e trazer isso como  uma definição estrondosa de emoção incontrolável.Poderia aqui dizer que todos os dias são dotados e preenchidos com algum momento de felicidade, no entanto estaria mentindo para mim e para vocês, pois tem dias que temos emoções boas e outras ruins, e estas emoções boas ocasionadas por alguns momentos não incluem a felicidade como sentimento, as vezes é mais o sentir-se bem, estar em paz consigo mesmo do que denominar como “momento feliz”.
Por isso podemos ressaltar que: mensurar a felicidade por apenas um dia é injusto com ela e muito mais cruel conosco, ela, a felicidade, pode estar ligada ao um estado de viver, de se autoconhecer, de possuir uma consciência plena dos nossos atos e ações diárias, de satisfação pessoal e de convivência com os demais que nos circundam.
Felicidade deve ser um exercício diário de se ouvir todos os dias.
Renan Alexandre.
 

Assim perceber a felicidade é quase uma missão, pois se conseguimos compreender a mesma como momentos diários, ela poderá ter diferentes intensidades e formas de chegar até nós.Talvez o mais complicado que estejamos fazendo conosco é superlativar os momentos felizes ou esperar que eles venham desta forma.Quando na verdade, podemos saborear o menor momento por muito mais tempo e com a qualidade de que ele pode ser estendido em doses sutis e de bem estar a nossa vida.

A felicidade se traduz como um estado, logo, ela independerá de momentos, é uma decisão encontrar, perceber, ver, sentir e introduzir a felicidade em nossa vida.(Renan Alexandre)

Se essa decisão é nossa, os momentos de intensidades também serão nossos, o que não podemos é construir superlativos de felicidade, quando ela deseja morar em nós e ser alimentada por momentos mais simples que o cheiro da chuva, que os primeiros passos de um bebê, que o nascer ou pôr do sol,como o andar de mãos dadas, como o sorrir sem motivo…

Uma semana abençoada!


Fala Serio SQ

Fala Sério SQ um blog que fala das coisas do "day by day", através de fatos, acontecimentos e palavras soltas por aí. Escrito por Renan Alexandre, formado em Relações Internacionais, Ator e futuro Pedagogo. Venha conosco Falar Sério ou Nem tão Sério assim.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *