A consciência inconsciente de que cada minuto é único

Diante de um sinal vermelho, diante de uma barreira que talvez nunca tenha ultrapassado.  Havia um carro, de 7 anos ou mais, um carro entre milhares de outros, mas que era único por seus detalhes, detalhes estes que ninguém saberia, que ninguém poderia visualizar. Era curioso pensar quantas coisas aconteciam ao nosso redor, sem que percebêssemos. Eram as pequenas coisas que importavam; A maneira como sol bate em sua janela ao amanhecer, risadas e bons diálogos mascarados por um café, a maneira como as folhas caem em nossos caminhos, uma forma de olhar, de falar, de viver…

Talvez, perceberíamos tamanha simplicidade com maior facilidade se refletíssemos em frente ao espelho nossas próprias mudanças. A vida acontece nos detalhes, mas não notamos nosso envelhecimento diário, porque só percebemos quando o conjunto de pequenas mudanças toma uma dimensão superior à nossa distração diária.

Tendemos a nos acostumarmos com as situações, tornando-as corriqueiras, chatas e entediantes, acomodamo-nos não pela freqüência com que acontecem, mas por deixarmos para lá o primeiro olhar.

O belo e o desesperador da existência humana mostravam-se na imediatez, na consciência inconsciente de que cada minuto, não voltaria. Entretanto, frequentemente parecíamos esquecer tal fato e parávamos de olhar para as coisas e para as pessoas com um olhar atento.

Por que aceitamos?

Por que não percebemos?

Não, não. É sempre possível exigir mais de nossa existência.  A  imediatidade dos detalhes nos chama para uma vida mais empolgante.

Passamos pela vida esbarrando uns nos outros, sempre no piloto automático, como formigas, não sendo solicitados a fazer nada de verdadeiramente humano. Pare. Siga. Ande aqui. Dirija ali. Ações voltadas apenas a sobrevivência. Toda comunicação servindo para manter ativa a colônia de formigas de um modo eficiente e civilizado. “O seu troco”, “Papel ou plástico?”, “Crédito ou débito?”, “Aceita ketchup?”. Não quero um canudo. Quero momentos humanos verdadeiros. Quero ver você. Quero que você me veja. Não quero abrir mão disso. Não quero ser uma formiga, entende?Waking Life


Isadora Tabordes

Fundadora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade, trabalhando questões sobre o conceito de liberdade com ênfase no idealismo alemão.  Isadora também está presente no Youtube através do seu canal Relatos de Motocicleta.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *