Descubra se você tem ‘cegueira de curvatura’ com esta ilusão de óptica

Essa ilusão de ótica, trata-se de uma recente descoberta do psicólogo Kohske Takahashi, da Universidade de Chukyo, no Japão, é chamada de “ilusão de cegueira de curvatura“, e é mais um exemplo de como nem sempre podemos confiar nos nossos olhos. Esse tipo de cegueira se aplica a pessoas que não conseguem enxergar alguns tipos de curvas.

Segundo o especialista, uma explicação para o fenômeno é que o sistema visual sabe diferenciar curvas e cantos no mundo real, o que pode gerar algum tipo de conflito no sistema visual do cérebro. “Nós propomos que os mecanismos para a percepção de uma curva suave e os da percepção de um canto obtuso estão competindo uns com os outros de forma desequilibrada”, explica Takahashi em seu artigo, “e a percepção de canto pode ser dominante no sistema visual”.

Sobre os cantos serem predominantes em nosso cérebro, a explicação tem a ver em como os humanos tiveram que compreender as geometrias inventadas do mundo físico moderno. Segundo o que explicou para o The Telegraph, Takahashi crê que evoluímos para entender mais a estrutura dos cantos.

“Estamos cercados por produtos artificiais, que têm muito mais cantos do que o ambiente natural e, portanto, nosso visual. Esse fenômeno visual não causa problemas em nossa vida cotidiana, caso contrário alguém já teria encontrado essa ilusão”, argumenta o psicólogo.

O teste
Dê uma boa olhada na imagem acima. Que tipo de linhas você vê? Elas são retas, ziguezagues agudas ou ondas suaves e curvas? Você vê apenas um tipo, ou ambos? Se você é como a maioria das pessoas, provavelmente verá linhas onduladas e em ziguezague alternadamente ao olhar para os traços sobre o fundo cinza.

Agora observe as linhas na áreas superior esquerda e inferior direita da imagem, onde o cenário é branco ou preto. Aconteceu algo diferente? Se os traços nessas áreas pretas/brancas parecerem ondulados, mas você também estiver vendo ziguezague na seção cinza… Parabéns: você acabou de ser diagnosticado com cegueira de curvatura! Mas não se preocupe, essa não é uma condição médica ou algo preocupante.

Takahashi realizou uma série de testes com participantes e imagens ligeiramente alteradas para ver quais as condições ideais para desencadear a ilusão. Na ilusão disponível aqui, o contraste de brilho está entre as diferentes partes que compõem os traçados e a sombra de fundo é invertida nos pontos de inflexão.

Se olhar de perto, você notará que os ziguezagues são de um cinza claro e escuro que vão do pico ao vale de cada curva, fato que acentua a ilusão de que essas linhas são retas. Em contraste, as que parecem “onduladas” (lembre-se que todas são onduladas), o alternado entre cinza claro e escuro envolvem os picos e os vales, ajudando a acentuar o formato curvelíneo do traçado.

(Com informações de Science Alert.)

Via Revista Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *