Saiba o que fazer para evitar um “branco” na hora do enem

Você lê a questão uma vez, não consegue responder… lê de novo, ainda não consegue… Você começa ficar assustado, porque sabe a resposta, mas travou. Eis que o famoso branco deu as caras. A sensação de saber o que a questão pede, mas não ter a mais remota lembrança de como resolver o problema é de trazer o nervosismo para qualquer um. Por que isso acontece? E –principalmente– como evitar que você esqueça tudo durante o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)?

Todos nós estamos sujeitos a sermos traídos pela nossa própria mente em momentos tão importantes. Às vezes, lembramos até da roupa do professor enquanto explicava aquele conteúdo, mas esquecemos o exercício, no entanto,  não lamentar esse tipo de situação em nada nos ajudará, o jeito é buscar caminhos que possam nos auxiliar com isso, e, para isso estamos aqui.

Não adianta forçar a barra, procure ir devagar, faça outras questões para ir contornando a situação aos poucos.

“Sabe por que acontece isso? É uma série de motivos, série de fatores”, diz Alberto Francisco do Nascimento, coordenador do cursinho Anglo. “Mas um fator muito importante é a autoconfiança. Tem muito aluno que estuda, conhece, mas não tem autoconfiança. Ele esquece que ninguém sabe tudo.”

Para tentar evitar o problema, Nascimento sugere que o estudante fique (ou, pelo menos, tente ficar) um pouco menos ansioso para a prova. “‘Ai, meu Deus, amanhã é a prova’. Amanhã é a prova? Ela deve ser encarada com naturalidade”, afirma.

“E, se durante a prova, começar a ficar nervoso, pare, tire até a caneta da mão. Inspire profundamente, prenda a respiração, solte devagar. Faça isso quatro ou cinco vezes. Daí, volte à prova”, aconselha o professor.

Além disso, as tradicionais dicas para uma boa prova valem mais do que nunca para evitar o “branco”: começar pelo assunto no que você tem mais facilidade e ler com bastante atenção os enunciados, já que o Enem é uma prova bastante contextualizada e, não raro, a resposta para a questão está no próprio texto introdutório.

Dicas para evitar o “branco” na hora da prova:

  • Mantenha-se calmo. Lembre-se: você sabe o conteúdo
  • Comece pelo assunto no qual você tem mais facilidade
  • Faça outras questões e, depois, volte àquela em que você sentiu dificuldade
  • Leia o enunciado com calma
  • Inspire profundamente e solte a respiração devagar até se sentir relaxado

Via Uol, adaptado por Vida em Equilíbrio

 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *