8 truques psicológicos para emagrecer

Emagrecer pode e muitas vezes é uma batalha psicológica. Aqui sugerimos algumas armas que podem ser eficientes nessa guerra.. A obesidade é um problema crescente além de doenças crônicas como diabetes e doenças do coração, portanto, saber o que fazer em relação a isso não é o problema, o problema é conseguir que as pessoas realmente façam o que é necessário para emagrecer.

É claro, precisamos ter em mente que existem diversos fatores biológicos que podem contribuir para o seu ganho de peso, porém isso não quer dizer que você não pode fazer nada sobre isso. Inclusive, a psicologia tem muito a dizer a respeito desse assunto.

Na verdade, a psicologia e a nutrição são disciplinas que estão cada vez mais conectadas. Existem vários truques psicológicos que podem ajudar na hora de perder peso. A última tendência entre os pesquisadores que estudam o processo de transformação corporal é avaliar o impacto que a psicologia tem em nossa silhueta.

Um dos teóricos mais respeitados neste campo é Brian Wansink, da Universidade Cornell, ele teve a honra de ter sido recrutado pela Casa Branca para desenvolver guias nutricionais e alimentares nos Estados Unidos.

Wansink releva a importância da família e do ambiente social no desenvolvimento do sobrepeso e da obesidade: “Muitas das pessoas que conheço comem muito mais do que seria recomendado. Não porque têm um apetite insaciável, mas porque seu ambiente imediato (família e amigos) incitam a fazê-lo”, diz Wansink. Além disso, existe toda uma técnica de mercado que se encarrega de nos apresentar os alimentos de uma forma muito mais atraente aos nossos olhos: as embalagens, o tamanho das porções, as cores, os rótulos, o aroma, os ingredientes, etc. Não conseguimos perceber a perversão da indústria de alimentos, pois nos acostumamos a viver nessa cultura, mas tudo chama a atenção do nosso estômago.

Aqui estão alguns truques psicológicos que vão ajudar você a perder peso:

Estes são os truques que Wansink propõe:

1-Retire os alimentos indesejados da sua vista

Se você tiver alguma guloseima a vista, será quase impossível resistir a essa tentação. Então preencha o seu campo de visão com alimentos saudáveis como frutas frescas e esconda os refrigerantes e doces. Assim, será bem mais fácil seguir com a sua dieta e, se possível, nem os compre.

2. Adquira o hábito de praticar esportes pouco a pouco:

Se alimentar bem é importante, mas você tem que queimar as calorias que ingere para perder peso. O exercício físico vai ajudar na perda de peso e, além disso, o esporte vai lhe trazer vários benefícios psíquicos que podem fazer com que você viva de uma forma muito mais saudável.

3. Livre-se da ansiedade:

Há uma série de maus hábitos na hora de comer, todos sustentados por um fator comum: a ansiedade.  Estar ansioso pode fazer com que você coma além da conta, ou que coma demais durante os intervalos. Se você conseguir controlar a sua ansiedade, verá que não sentirá mais a necessidade de comer tanto, e não vai ficar beliscando petiscos a toda hora.

4. Nunca vá ao supermercado com fome:

É fato que ir às compras com o estômago vazio não é uma boa opção. Quando você está com fome, fica mais propenso a comprar guloseimas, especialmente aquelas com altas doses de glicose (açúcar), que é exatamente o que está faltando no seu sangue quando você está com fome. Além disso, a maioria das pessoas sofrem mudanças de humor por causa da fome, o que faz com que você compre mais do que o usual.

5. Coloque pouca comida no prato:

Quando estamos com fome sentimos um desejo enorme de preencher todo o nosso prato com comida, então se você colocar uma quantidade menor, provavelmente vai ficar saciado e não irá se sentir culpado por ter comido tanto e passado dos limites. O ideal é que você coma cerca de 80% daquilo que está planejando comer.

6. Coma mais devagar:

Quando estamos comendo, o sinal de que nosso estômago está saciado leva em torno de 20 minutos para chegar ao cérebro. Então, se você começar a comer mais devagar, vai se sentir saciado durante a refeição e evitará ingerir mais nutrientes do que o seu corpo precisa. Se você comer depressa, irá ingerir mais calorias, então dê tempo ao seu corpo e ele lhe dirá quando parar.

7. Perder peso: um processo lento e constante:

É normal para a maioria das pessoas que realizam ”dietas especiais” não conseguir o resultado desejado no prazo que haviam estimado. Um clássico dessas dietas é o “projeto verão”. As dietas de emagrecimento devem ser orientadas de forma que a evolução seja constante e duradoura, e não abrupta como uma dieta de apenas dois meses. Então, esteja ciente de que se livrar da gordura corporal é um processo lento e não uma corrida contra o tempo.

8. Esteja ciente daquilo que está ingerindo:

Conhecer os ingredientes do alimento daquilo que você come é fundamental na perda de peso. Por uma razão simples: informação é poder . Quando saímos para comer, geralmente nos entupimos de coisas gordurosas, pois não temos a informação necessária sobre o que estamos comendo. Portanto, se você começar a comprar a sua própria comida e checar o valor nutricional de cada alimento, irá gradualmente se conscientizar do que está comendo e isso fará bem ao seu corpo.

Fonte: PsicologiayMente traduzido e adaptado por Psiconlinews

 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *