O que acontece com seu corpo quando você para de exercitar?

Sabemos que o exercício é bom para nós. Reduz a ansiedade, nos ajuda a dormir melhor, alivia a depressão, nos ajuda a manter um peso saudável e nos torna mais felizes em geral. Mas vamos enfrentar a dura realidade: Exercício não é sempre divertido. Principalmente porque envolve desconforto momentâneo e muita força de vontade para levantar do sofá em um dia frio e ir exercitar-se.

Até mesmo os profissionais, quando param seus exercícios possuem dificuldade em retornar.

Mas afinal, o que acontece ao seu corpo quando você parar de se exercitar?

Se você fica apenas alguns dias sem ir para a academia, por exemplo, nada de drástico ocorre com seu corpo. O descanso pode até ser necessário para que os músculos sejam reparados e garantir mais força em seu retorno. Mas se você não cuida da alimentação e falta aos treinos, mesmo em poucos dias você pode começar sentir diferenças.

Depois de apenas duas semanas sem exercício, você pode notar que mesmo subir um lance de escadas se torna mais difícil do que você lembrava. Não é a sua imaginação; Seu corpo realmente perde o que você adquiriu com os exercícios rapidamente… Suas fibras musculares começam a diminuir, seu corpo passa a reter mais líquido, sua resistência física e cardíaca é diminuída… Se você retomar os treinos logo, talvez não perceba uma alteração significativa no seu corpo e sua resistência aos exercícios que costumava praticar, mas quanto mais posterga, mais sentirá.

Por exemplo, se você se permitir ficar um mês inteiro sem ir para a academia ou deixar de se exercitar mesmo em casa, terá comprometido todo o seu ganho muscular e cardíaco conquistado anteriormente, enfraqueceu a massa magra e acumulou gordura corporal. Você ainda pode começar a experimentar estresse e problemas para dormir bem. Seu metabolismo já estará mais lento e, além de queimar menos calorias, ainda vai começar a sentir mais cansaço, pouca disposição e seu pulmão não conseguirá mais absorver oxigênio como fazia na época em que se exercitava de forma mais regular e comprometida.

Para resumir, é preciso que você entenda que todos os benefícios que você havia adquirido fazendo exercícios regularmente serão perdidos.

Por isso, tenhamos em mente que você não precisa correr uma maratona todos os dias, procure o equilíbrio. Uma boa caminhada em algum lugar novo pode trazer inúmeros benefícios. Há muitas possibilidades de manter seu corpo em movimento, mas o importante é manter.

Fontes:

Mind Body Green

Vix


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *