Você tem depressão? 8 sinais sutis que podem indicar que você sofre desse mal

A depressão é a doença mais recorrente do século, sem distinção de sexo, cor, ou idade, qualquer um pode desenvolve-la. A depressão pode aparecer de diversos tipos e todas precisam ser tratadas com cuidado. Lidar com uma pessoa que apresenta o quadro da doença, não é fácil, mas devemos tratar com a devida seriedade.

Abaixo listamos 8 sinais sutis, que podem indicar que você sofre desse mal

1 – Esconder sentimentos

Segundo a psicóloga Margaret Rutherford, é muito comum que pessoas consigam trabalhar a maneira como são vistas socialmente, mas que, por dentro, não estejam nada bem. No fundo, a pessoa sabe que está fazendo isso e tem noção de que algo não está certo, mas prefere ignorar tudo e deixar apenas que seu lado externo pareça saudável.

2 – Não saber dizer se está feliz ou infeliz

Aquele estágio de apatia que faz com que a pessoa não saiba se está feliz ou não é um sinal típico de depressão, já que um dos sintomas da doença é a essa sensação de “emoções desligadas”.

3 – Fazer de tudo para ter uma rotina cheia de compromissos

Uma das maneiras inconscientes que as pessoas deprimidas encontram para lidar com seus problemas é ativar o perigoso piloto automático. Nesse sentido, pessoas que não param nunca, que vivem trabalhando demais, que não param de fazer faxina ou que estão sempre fazendo muitas coisas, sem descanso, podem estar fazendo isso para não precisar enfrentar os próprios sentimentos.

4 – Ficar irritado por pouca coisa

Da mesma forma que sentimentos como tristeza e apatia são comuns entre pessoas depressivas, a irritabilidade também é, especialmente em homens. Infelizmente, a agressividade masculina é um comportamento socialmente aceitável e confortável, por isso uma pessoa em estado depressivo pode acabar tendo um comportamento agressivo.

5 – Agir de maneira imprudente

Outro sinal de depressão que também é mais comum em homens. Nesse sentido, eles acabam agindo de maneira irresponsável e adotando condutas perigosas em relação a direção, apostas, sexo, consumo de bebidas alcoólicas e outras drogas. Sempre bom, portanto, ficar atento a exageros nesses quesitos.

6 – Dificuldade em organizar raciocínios

Não raramente, pacientes com depressão dizem que suas mentes são turvas, que a forma como raciocinam é desconexa e inexata, que têm a sensação de que o cérebro não está trabalhando direito. Pessoas depressivas têm dificuldade de concentração e podem ser indivíduos muito indecisos também.

7 – Falta de interesse por atividades que antes eram vistas como prazerosas

A pessoa depressiva se lembra de seu passado com certa tristeza, afinal ela gostava de ir para a academia, sair com os amigos, ler um livro novo, mas agora não vê mais graça em coisas que antes eram prazerosas. Isso acontece porque a depressão causa alterações cerebrais que nos deixam menos motivados e engajados.

8 – Má qualidade de relação com as outras pessoas

Pacientes depressivos sentem culpa por não conseguirem dar atenção às pessoas de sua vida, afinal eles se tornam mais introspectivos e reflexivos, com o costume de analisar muito as próprias escolhas, atitudes e os próprios pensamentos. Dessa maneira, a relação com familiares, amigos e colegas de trabalho acaba ficando enfraquecida.

Fonte: Megacurioso


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *