O amor supera tudo: cruza fronteiras, atravessa oceanos, muda vidas. Mas tem uma coisa que o amor não vence: o ronco do outro lado da cama. Causa de divórcio? Calma lá, também não é para tanto. Algumas pessoas não conseguem dormir de jeito nenhum ao lado de alguém que ronca, mas outros quase não se incomodam.
1) Durma de lado
Quando dormimos de cabeça para cima, os músculos dos aparelhos respiratório e vocal se relaxam, o que faz com que os tecidos no interior (como a língua) vibrem e interfiram na entrada de ar, produzindo o ruído. Se dormimos de lado, a via respiratória sempre estará livre e há menos probabilidade de ronco (não 100%).
2) Emagreça
Aqui acontece algo parecido com o ponto anterior. Se você está acima do peso, seus pulmões e pescoço bloqueiam a entrada de ar, causando o ronco. Mas isso pode ser o menor dos seus problemas, porque estar acima do peso aumenta as possibilidades de que ocorra apneia do sono.
3) Limpe o nariz antes de dormir
Muitas vezes, respirar pela boca é a causa do ronco, por isso é importante assoar o nariz. Se necessário, faça inalação para limpar bem as vias respiratórias. Isso vai te ajudar a dormir muito melhor.
4) Dilatador nasal
Falam que as fitas adesivas nasais melhoram o fluxo de ar que passa pelo nariz, deixando as fossas mais abertas. Vale a pena tentar.
5) Combata o desvio de septo, a rinite ou qualquer outro problema
Quando parece que mais nada funciona, vá ao médico. O desvio de septo, a sinusite crônica e outros problemas podem estar causando o ronco. O médico vai saber como te ajudar.
6) Tape os ouvidos
Entenda que você não vai conseguir parar de roncar de um dia para o outro. Para falar a verdade, é muito difícil conseguir melhoras significativas sem uma intervenção médica. Uma alternativa é tapar os ouvidos. Mas não use os tampões todos os dias.
7) Prepare alguns remédios caseiros
Há remédios naturais, como a urtiga, que ajudam em problemas relacionados à bronquite e podem ajudar na diminuição do ronco. Faça um chá com as folhas e beba antes de dormir. Outra alternativa é fazer gargarejos com folhas de hortelã antes de dormir, o que ajuda a combater alergias.
8) Limpe bem a casa
Muitas vezes, o ronco é causado por alergias. Portanto, limpe bem a sua casa, tire o pó dos móveis, lave as cortinas, os lençóis e os cantos.
9) Se alimente bem
Mesmo que você não acredite, uma boa alimentação pode ajudar na hora do ronco. À noite, tente comer coisas leves e evite bebidas alcoólicas. O álcool relaxa e faz com que o sono fique mais pesado, causando o ronco.
10) Durma em quartos separados
Em último lugar, e em casos extremos, você e a outra pessoa podem dormir em quartos separados algumas noites, para que possam descansar tranquilamente e acordar mais bem dispostos. Outra alternativa é dormir cada um de um lado da cama: cabeça com pé. Isso também ajuda. Não obstante, o melhor é aguentar os primeiros anos e se acostumar.