Estudos revelam que viajar pode te tornar mais inteligente e saudável

A banda Apanhador Só, possui uma música que mostra com muita clareza a realidade de uma vida corrida, a dor que é viver imerso entre o trabalho e a casa. Selecionamos alguns trechos da letra para que você possa entender do que estamos falando.

“Em atraso permanente. Escolho a roupa, escovo os dentes, abro a porta da frente e a luz do dia me corrói. Então, eu me pergunto quando sobra algum segundo em que eu reflito sobre o mundo, se funciona e coisa e tal…

No bus eu subo afoito, engolindo algum biscoito, acotovelo logo uns oito, eu tô cansado e vô sentar. Depois do chacoalhaço, tô no trampo, e um palhaço mesmo me vendo um bagaço já começa a me ordenhar.

Digito, atendo o fone, meio dia eu sinto fome, me levanto sem meu nome e vou pra fila do buffet. Depois de dois cigarros, acomodo o meu pigarro, me reponho de bom grado e termino o afazer.

Cansado eu chego em casa, o Willian Bonner me afaga me contando alguma fábula de algo que ocorreu. Requento qualquer rango, cambaleio até o meu canto, ainda nem fechei o tampo e o meu corpo adormeceu.”

Quantos de nós se identificam com essa realidade? Quantas pessoas você conhece que existem entre o trabalho, o ônibus e a casa?

É uma realidade triste e estressante. Por isso, viajar torna-se ainda mais importante e necessário.

Imagine a cena: você durante as férias, de pernas pro ar em uma praia deserta, longe de qualquer estresse. Bom, né? De fato, relaxar um pouco pode te fazer muito bem – e quem diz isso é a ciência!

Recentemente, um estudo nos EUA revelou que, cada vez mais, os norte-americanos estão deixando suas férias de lado para garantir seus empregos e cumprir prazos no trabalho.

E ao que tudo indica, a situação não está muito diferente no Brasil. Com a crise, muita gente prefere vender as férias ou simplesmente deixá-las para depois.

Tudo para não perder a confiança do chefe.

Porém, enquanto as empresas ficam felizes com sua dedicação ao trabalho, seu corpo, seu cérebro e sua saúde imploram por uma pausa.

Viajar pode melhorar sua saúde como um todo e aumentar sua inteligência.

Poucos percebem, mas a verdade é que umas boas férias podem te fazer trabalhar muito melhor. Com elas, você ganha disposição mental e física, além de impulsionar seu lado criativo, resolvendo mais problemas no dia a dia.

Entenda, a partir de agora, como uma viagem pode melhorar a saúde do seu cérebro, do seu coração e até dos seus músculos.

Viajar pode destravar sua criatividade

Você já percebeu que a criatividade nasce das novas experiências?

Quando a parte mais empolgante do seu dia é ficar sentado em frente ao computador ou tomar um café enquanto fala de trabalho, você está impedindo sua mente de buscar inspiração.

O professor e autor Adam Galinsky diz que:

Experiências em países estrangeiros aumentam a flexibilidade cognitiva, a profundidade e a integração dos pensamentos.

E destaca:

Isso melhora nossa capacidade de fazer novas conexões entre assuntos diferentes.

Isto significa basicamente que novos sons, cheiros e paisagens ativam sinapses criativas no cérebro.

E como você pode despertar tudo isso? Simples: viajando.

Muitas pessoas criativas, como os escritores Ernest HemingwayMark Twain, utilizaram suas experiências internacionais para aprimorar o seu trabalho.

Os romances de Hemingway são fortemente inspirados pelo tempo que ele passou na França e na Espanha, por exemplo. Sua exposição a novas e diferentes culturas permitiu que ele escrevesse alguns dos seus melhores trabalhos.

Se não é possível sair para outro país, não tem problema, tente ao menos sair para outro estado ou para uma cidade que possua uma cultura um pouco diferente da sua. Isso ajudará abrir sua mente, pois saindo você poderá experimentar outros tipos de comidas, visitar monumentos históricos, fazer amizade com os moradores locais ou mesmo caminhar por outras ruas.

Enfim, conviver um pouco em um ambiente diferente por alguns dias pode inspirar fortemente suas habilidades criativas. E você não só terá mais criatividade, mas também será mais saudável e mais feliz.

Viajar impulsiona sua capacidade cerebral 

Saiba que entre os benefícios da viagem, como mencionamos acima, está uma boa saúde mental. Uma pesquisa realizada pela Associação de Viagem dos EUA mostrou que as viagens, especialmente para os aposentados, evitam a demência e o mal de Alzheimer.

A pesquisa também revelou que 86% das pessoas que viajam estão satisfeitas com a sua vida, em comparação com 75% das pessoas que não viajam.

Viajar torna seu coração mais forte

E os benefícios não param, saiba que viajar, além de enriquecer sua capacidade cerebral, também reforça a sua saúde cardíaca.

De acordo com a associação Framingham Heart Study, as pessoas que não tiram férias durante vários anos são mais propensas a sofrer ataques cardíacos do que aquelas que viajam anualmente.

Isso acontece porque pessoas que viajam anualmente diminuem o estresse e ansiedade, reduzindo por consequência, a pressão cardíaca. Os viajantes também informaram que os sentimentos de relaxamento e felicidade continuaram por diversas semanas, mesmo depois de voltar das férias.

Viajar também mantem você em forma 

Neste ponto, com tantos benefícios, você já está quase achando que viajar faz milagres, não é? Pois é, mas saiba que sim, a viagem pode te ajudar a emagrecer.

O motivo é que quando você está de férias, seu corpo tende a ficar mais ativo: você explora novos lugares, passeia pelas lojas da cidade, faz trilhas e caminhadas, nada no mar ou piscina e por aí vai.

E mesmo que, porventura, você fique sentado por algumas horas fazendo um tour em um ônibus, ainda assim você ainda estará se movimentando mais do que se estivesse preso no escritório ou assistindo TV em casa.

Em suma, viajar irá te fazer feliz, até mesmo antes da viagem acontecer 

De acordo com um estudo da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, as pessoas que sabem que vão sair de férias se sentem mais felizes do que as pessoas que estão indo comprar algum bem material.

Outra pesquisa feita na Universidade de Surrey também revelou que as pessoas são mais felizes quando sabem que têm uma viagem chegando. Ou seja, apenas o ato de planejar uma viagem de férias já melhora significativamente o seu humor e bem-estar.

Imagine você tirando férias, pense em como é divertido fazer o roteiro, arrumar a mala, contar para os seus amigos e família sobre a viagem. Todas essas coisas impactam positivamente o seu estado de espírito.

Então, aproveite. Deixe para comprar um novo celular em outro momento e planeje sua próxima folga, compre a passagem para o destino que você quer conhecer e deixe sua mente e seu corpo aproveitaram todas as vantagens que uma viagem traz. Se estiver com bastante tempo e saúde, nem compre a passagem, vá em seu carro ou moto, curta também o trajeto.

282179_Papel-de-Parede-Pintura-Motoqueiro-na-Estrada_1600x900

Artigo traduzido e adaptado, do originalStudies Show How Travel Can Make You Smarter And Healthier” publicado no site americano, Life Hack.


Isadora Tabordes

Fundadora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade, trabalhando questões sobre o conceito de liberdade com ênfase no idealismo alemão.  Isadora também está presente no Youtube através do seu canal Relatos de Motocicleta.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *