Afinal, por que os gatos temem tanto os pepinos?

Recentemente, um vídeo viral mostrou como os gatos reagem na presença de um pepino. Alguns felinos voaram metros ao se depararem com o cilíndrico legume verde. Até os amantes de gatos riram e depois disseram: “Que maldade”.

Se você ainda não viu, confira:

Pois é, por alguma razão bizarra, aparentemente pepinos são coisas ATERRORIZANTES para nossos amigos peludos.

Mas a pergunta que não quer calar é: Por quê?

Como vimos, na maioria dos vídeos, os donos dos felinos posicionam sorrateiramente o pepino perto deles enquanto comem, em um momento em que estão relaxados e se sentindo seguros.. Aí, os gatinhos viram e tomam aquele susto.

A provável causa não é uma surpresa, pois pode se tratar de um efeito surpresa: os gatos vêm algo verde e alongado em sua visão periférica e o instinto faz com que eles reajam imediatamente àquilo que pode ser um animal peçonhento ou algum outro tipo de ameaça.

Gatos domésticos continuam mantendo seus extintos selvagens, a prova disso é que sempre caçam insetos ou até deixam algum bicho morto em camas ou chinelos, caso realmente gostem do seu dono.

Sendo assim, quando se coloca um pepino atrás do animal e o pega desprevenido, ele se assusta por manter esse instinto.

Gatos precisam ser desconfiados: aquilo pode representar o perigo de uma cobra ou outro predador”, disse Roger Mugford, especialista em comportamento animal, ao Telegraph. “Suspeito que eles teriam a mesma reação a aranhas de plástico, peixes falsos ou mesmo máscaras de seres humanos”.

É importante ter em mente que apesar de nos divertir, essa situação não é nada engraçada para os animais. Afinal, quem gosta de levar um tremendo susto?

A revista National Geographic, pensou nos problemas que a viralização de vídeos como esses acarretam e publicou uma matéria relatando todos os motivos da reação dos gatos e as implicações que a situação pode causar ao animal.

O especialista em comportamento de gatos da Universidade de Bristol, John Bradshaw, diz que esse tipo de vídeo são convites para outras pessoas fazerem o mesmo com seus gatos e que essa situação causa um grande estresse ao animal.

Em suma, deve-se evitar esse tipo de “brincadeira” com os animais, já que eles podem se machucar, quebrar coisas ou até entrar em estado de estresse prolongado.

O especialista ainda afirma que é interessante estimular a mente dos animais com objetos, mas ao introduzir algo novo na vida do seu felino, por favor, seja sensato, trate de deixá-lo entender a situação em sua zona de segurança.

[ National Geographic]

 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *