6 frases que não devem ser ditas à alguém com depressão

Devemos ter em mente, que palavras depois de ditas, não tem mais volta. As vezes, mesmo sem intenção, acabamos machucando alguém com uma simples frase. Esse cuidado, deve ser redobrado quando estamos lidando com alguma pessoa que já esteja fragilizada, como alguém depressivo.

Portanto, reunimos essas 6 frases, que não devem ser ditas a ninguém que esteja passando por um momento difícil, seja depressão, ou qualquer outro problema que leve a fragilidade emocional ou psicológica.

1. “Há pessoas bem piores que você”

Todo mundo em um certo ponto já ouviu essa frase, ouviu dos pais quando fazia birra na infância, ou de alguém tentando lhe ajudar, ou, até mesmo, quando acompanhada do, “Para de bobagem”. Creio que essa seja a pior de todas as frases. Ela faz com que a pessoa depressiva, entenda isso, deixando-a sentindo-se culpada por reclamar de sua vida, enquanto tem pessoas sofrendo por diversas outras razões.

2. “Isso está na sua cabeça”

A dor que a pessoa depressiva sente, vai muito além da dor física de um corte. É muito mais complexo que isso. Usar essa frase, só levará ela a acreditar, que você menospreza seus sentimentos.

3. “Isso é só para chamar atenção.”

Acho que não precisa nem de explicação do por que nunca, de maneira alguma, usar essa frase. Mas…

Só quem passa por isso, realmente entende a dor da depressão. Mas todos devem respeitar e entender, que isso é uma doença séria, que precisa de muito apoio, amor e carinho como parte do tratamento. Descréditos do problema, só farão com que o indivíduo se isole ainda mais.

4. “Você tem que arranjar um emprego”.

A última coisa que um depressivo quer, é ser pressionado a qualquer coisa, ainda mais algo que necessite interação social, já que o ele tende a se isolar cada vez mais.

E se essa frase for dita no sentido, “Arrume um emprego, fará você sentir-se melhor”. Não, não fará. As pessoas não entendem que a depressão advém de diversos fatos isolados que se misturam e acumulam sentimentos negativos na pessoa que sofre. Claro que perder um emprego pode deixar alguém muito deprimido, em primeira instância, mas isso não é a única razão do sofrimento dessa pessoa. Trabalhar ajuda a ocupar a mente e distrair a cabeça, por isso é ótimo para quem sofre com essa doença, mas quando a crise está forte, a pessoa não quer nem sair de casa, quanto mais trabalhar.

5. “Deixe de ser preguiçoso.”

Se não quisermos mais sair de casa, nem da nossa cama. Se não quisermos fazer mais nada, nem falar com mais ninguém. Se perdermos o total interesse pela vida… não é por preguiça, é Depressão.

As pessoas precisam começar a entender a diferença e levarem a sério

Nossa página tem um forte apelo para as pessoas entenderem melhor essa doença e levarem a sério. Assim, ajudando a identificar e auxiliar no tratamento da pessoa depressiva.

Psiconlinews


William Candaten

Gaúcho de apartamento, graduado em Educação Física e estudante de Nutrição, aficionado por ciências humanas e biológicas. Curioso e preguiçoso, pesquisa tudo que ouve e não sabe, exceto se for cair na prova.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *