Por que alguns relacionamentos não engrenam, segundo a ciência

O copo está meio cheio ou meio vazio?

Se você sempre responde que o copo está meio vazio, você provavelmente possui tendências a focar mais nos aspectos negativos, o que segundo a pesquisa, pode ser um problema para o seu relacionamento.

De acordo com uma pesquisa publicada recentemente no Personality and Social Psychology Bulletin, um dos maiores problemas nos relacionamentos é que não importa o quanto apreciamos as qualidades do nosso amor: sempre focamos mais no lado negativo dos nossos parceiros. Segundo os pesquisadores de cinco universidades, é bastante natural a procura de traços de personalidade no outro que sejam motivo suficiente para a relação não continuar.

Essa conclusão não surgiu do nada, para encontrar esse problema, os estudiosos entrevistaram mais de 6.500 pessoas, pois só assim conseguiriam descobrir o que as pessoas procuram em relações sexuais, românticas e de amizade, além de saber o que cada pessoa considera mais importante nesses relacionamentos.

É claro que não foi nada fácil, afinal as coisas do coração são bastante subjetivas e complicadas. Por exemplo: alguns consideram impulsividade uma qualidade positiva, enquanto outros discordam. Em resumo, de acordo com a pesquisa, as mais comuns razões para uma relação não engrenar envolvem falta de atração, estilo de vida pouco saudável, personalidade difícil, diferenças religiosas, status social limitado e objetivos diferentes em um relacionamento

Essa descoberta mostra que as pessoas valorizam mais os pontos negativos da personalidade do outro, podendo inclusive ignorar os pontos positivos. Outro ponto considerado na pesquisa é que mulheres tendem a enxergar os pontos negativos com mais força do que os homens.

Um dos autores do estudo, Gregory Webster, explica: “temos uma tendência, em geral, de reter e reagir com mais força as informações negativas do que as positivas. Coisas que podem nos machucar são mais importantes do que as que podem nos ajudar”. 

 [IFLScience]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *