Quer ficar mais atento? Treine sua mente por uma hora toda semana. Entenda

Ter boa atenção é realmente maravilhoso. Belos são aqueles momentos em que nos encontramos extremamente atentos ao que estamos fazendo, no entanto, estes estão cada vez mais raros. Tentamos fazer muitas coisas ao mesmo tempo, dividimos nossa atenção com o celular, com o computador e acabamos deixando de focar 100% nas coisas.

Você provavelmente conhece a sensação de estar fisicamente em um lugar, mas a sua mente estar bem distante. É comum que ocorra distração, principalmente se for em uma reunião chata ou em uma aula de um assunto que você não tem interesse, mas você sabe até onde isso prejudica?

Deixamos o nosso presente passar enquanto pensamos em situações futuras, vivemos as situações desse futuro, pensando em outras, por fim, é possível que nunca consigamos viver, de fato, no presente.

Você já reparou em quantas coisas deixa passar por falta de concentração? E quanto tempo perde quando tem que refazer um trabalho porque não começou com a devida atenção? Mas eis uma boa notícia, se você quer começar focar mais no seu cotidiano:

Recentemente, um estudo, publicado no diário Frontiers in Human Neuroscience, descobriu que episódios frequentes de falta de concentração – como esses em que a nossa mente vai parar em outro lugar – podem ser combatidos usando técnicas bastante simples, de curta duração, de concentração e mindfullness.

A pesquisa dividiu os participantes em dois grupos. O primeiro recebeu treinamento de apenas uma hora por semana, durante sete semanas, para observar e ficar atento aos próprios pensamentos e à atividade mental, além de manter o foco no momento. O outro, não. Em seguida, eles foram testados em sua capacidade de se manter concentrados e sustentar a atenção.

Os resultados evidenciaram que, no começo os grupos não diferiram em atenção, mas ao final, os que receberam treinamento conseguiram permanecer mais atentos e contaram que ‘viajaram’ menos.

O estudo utilizou exercícios específicos, porém você pode alcançar resultados semelhantes com exercícios de foco e meditação. E o melhor é que o estudo mostrou que não são necessárias muitas horas.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *