El Niño ganha força e será um dos três piores da história, afirma ONU

OMM (Organização Meteorológica Mundial), afirma que o fenômeno El Niño, o superaquecimento das águas de superfície do Pacífico, deve se fortalecer ainda mais antes do fim do ano e se tornar um dos mais intensos já registrados.

Essa anomalia causa preocupação, porque é conectado ao clima global – associado a secas, tempestades e inundações em outros lugares.

Quais são as causas do El Niño?

O El Niño é acontece por uma desaceleração dos ventos alísios, que sopram na direção oeste perto do equador. Na ausência de algo que transporte o calor na direção do Índico, as águas do Pacífico ficam cozinhando ao sol, sem se moverem muito, e acabam mais quentes.

O El Niño atual já no mesmo patamar que os de 1972/73, de 1982/83 e de 1997/98, pois a média de temperatura ao longo de três meses já está 2°C acima do normal.

“Agora achamos que ele realmente vai ser um dos três mais fortes já registrados, senão um dos dois mais fortes, mas ainda não sabemos”, disse ontem Michel Jarraud, secretário-geral da OMM, que é um braço da ONU (Organização das Nações Unidas).

Os países mais afetados já estão se antecipando a possíveis impactos na agricultura, nos recursos pesqueiros, na água e na saúde. Planos de gerenciamento de desastres estão sendo renovados, porque dessa vez parece que o mundo está mais bem preparado para enfrentar tal anomalia do que em anos anteriores.

Heis um problema:

“O evento atual está ocorrendo em território desconhecido”, afirmou Jarraud. “Nosso planeta se alterou drasticamente por causa da mudança climática, a tendência geral a oceanos mais quentes, a perda de gelo marinho ártico e mais de 1 milhão de km² de cobertura de neve de verão no hemisfério norte.”

“Esse El Niño, que é um fenômeno natural, e a mudança climática, alimentada por humanos, vão interagir e modificar um ao outro de maneiras que nunca experimentamos”, afirmou. “Mesmo antes do início do El Niño, temperaturas médias de superfície na Terra já estavam batendo recordes. O El Niño está elevando o calor ainda mais.”

Ondas de calor serão mais quentes e mais frequentes e mais lugares ficarão sob risco de inundação, disse Jarraud, enquanto as tempestades mais severas – tais como furacões de categorias 4 e 5 – poderão ocorrer com mais frequência.

Karraud afima que o aumento do nível do mar significa que tsunamis e ressacas terão mais alcance e infligir mais danos, é assustador.

As condições do El Niño em geral atingem força máxima entre outubro e janeiro e persistem pela maior parte do primeiro trimestre do ano, porém neste ano pode ser diferente.

“Antecipamos que o El Niño terá pico dentro dos próximos meses e, progressivamente quando entrarmos em maio, junho e julho, no entanto, quando entrarmos no segundo trimestre, entrará em condições mais neutras” conclui Jarraud.  [G1]


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *