O daltonismo é um tipo de deficiência visual em que o indivíduo não é capaz de reconhecer e diferenciar algumas cores específicas. O distúrbio recebeu este nome em homenagem ao químico inglês John Dalton, que foi o primeiro estudar as características do daltonismo.
Felizmente, a tecnologia e a medicina já apresentam ferramentas para identificar e ajudar essas pessoas a enxergarem as cores, como é o caso dos óculos EnChroma. Mas, faz alguma ideia de como realmente é que os daltônicos enxergam?
A animação apresentada pelo site IFL Science, pode te dar uma clara noção de como são as cores no mundo enxergado por um portador de daltonismo. Confira:
Esse é apenas um tipo de Daltonismo, existem três principais tipos que são: Protanopia, Deuteranopia e Tritanopia.
Na primeira, a condição implica na impossibilidade de ver e distinguir as cores dentro do espectro verde-amarelo-vermelho. Já na deuteranopia, as pessoas em enxergam pouco e sofrem para distinguir essa mesma variaçãos. A tritanopia é mais rara, mas faz com que a pessoa não enxergue as cores azul e amarela.
Segundo o site IFL Science, aproximadamente 40% dos portadores de daltonismo termina o ensino médio sem saber que possui deficiência visual. Então se você observou o gif publicado ali em cima e não notou nenhuma mudança em um período de 5 a 10 segundos, é recomendado que você procure um oftalmologista para realizar uma avaliação.