10 dicas infalíveis para melhorar sua memória

Dificuldades de memória, mesmo entre pessoas jovens, é uma queixa muito comum – cerca de 40% da população adulta. Na maior parte das vezes essa dificuldade não é causada por doenças cerebrais específicas. Conhecendo a forma como nosso cérebro funciona, é possível melhorar muito a capacidade de memória de uma pessoa.

O processo de memorização começa com a percepção de um estímulo. Devemos prestar atenção nele e destacá-lo dos demais estímulos do meio. O cérebro deve atribuir relevância a ele para enfim memorizá-lo.

Nem tudo é guardado, apenas aquilo que o cérebro considera importante. E o método não para por aí! Depois de fixar é necessário trazer a lembrança de volta, esse é um método chamado evocação. Para evocar o cérebro precisa do rastro da memória, alguma coisa significativa ligada ao fato. Muitas vezes acontece da gente memorizar as coisas e não conseguir evocar na hora certa.

O que leva a uma boa memorização é um estímulo adequado (repetido, intenso e relevante) em contato com uma pessoa propícia a fixá-lo (descansada, atenta e interessada).

10 dicas para melhorar nossa capacidade de memorização:

1) Ambiente correto: É muito importante trabalhar em ambientes apropriados. De preferência silenciosos, iluminados e organizados. Assim o estímulo que interessa se destaca e a memorização se dá com mais facilidade.

2007062100_blog.uncovering

2) Fazer uma coisa por vez: O principal erro de quem tem problemas com memória é tentar fazer várias coisas ao mesmo tempo. Pensamos em vários problemas e deixamos passar as informações que seriam importantes. Identifique as prioridades da situação, se dedique exclusivamente para resolver aquele problema, se desligue do resto. Seguindo essa dica você logo perceberá que os episódios de esquecimentos serão cada vez menos frequentes.

list

3) Descansar: O bom funcionamento do cérebro depende de descanso. Dormir ao menos 8 horas sem interrupção por noite, com qualidade, em posição confortável, sem preocupações. Tirar férias de tempos em tempos, praticar atividades de lazer. Sem isso o cansaço do cérebro te levará aos lapsos de memória.

Descansar

4) Se alimentar bem: A sua alimentação influencia diretamente na capacidade de memorizar. Escolha alimentos de fácil digestão, bem divididos durante o dia e em quantidade média. Refeições pesadas e quantidades exageradas deslocam o fluxo sanguíneo para os intestinos e o cérebro fica mais lento e preguiçoso. Melhor que isso, só bebendo bastante água.

alimentacao

5) Evitar medicamentos para dormir: Vários remédios para dormir são utilizados de forma irresponsável e até sem necessidade. Alguns deles podem afetar um pouco a capacidade de memorização. Utilize-os com bom senso e sempre com orientação médica.

remedios

6) Tratar depressão e ansiedade: A depressão torna os processos cerebrais mais lentos, além disso, o esquecimento pode ser um dos sintomas da depressão. O mesmo ocorre com a ansiedade. A pessoa muito ansiosa está sempre com uma pressão precoce, sofre antes da hora, preocupa-se antes da hora e se esquece de viver o momento. A ansiedade leva diretamente a problemas de atenção e concentração.

Depressao

7) Exercitar o cérebro: Saia já da zona de conforto! Coloque seu cérebro para realizar novas ações. Faça coisas rotineiras de um jeito diferente, mude as formas de fazer, a mão que você escreve ou que escova os dentes, troque o mouse de lado. Aprenda um novo idioma, um instrumento, uma nova ocupação, uma arte, um esporte, etc. Exercite seu cérebro como se ele fosse um músculo. Um cérebro treinado é muito mais confiável.

cerebro

8) Evitar álcool e o cigarro: O álcool e a boa memória são inimigos. Você passa do seu limite e já não consegue memorizar nada. A longo prazo o álcool pode levar à redução do tamanho cerebral e a quadros graves de esquecimentos. O tabagismo é também um vilão, favorece isquemias cerebrais, mesmo que pequenas e imperceptíveis que com o passar dos anos pode acarretar problemas cognitivos.

cerveja e cigarro

9) Inventar regras mnemônicas: É uma técnica milenar usada por muitos estudantes para decorar informações escolares de maior complexidade, como a tabela periódica, formulas de física, datas históricas, etc. Associamos uma informação difícil de ser memorizada a algo de maior facilidade, que tenha mais a ver com a gente, seja mais familiar. Uma boa regra mnemônica pode carregar uma informação por uma vida inteira. Essas regrinhas podem ser usadas com todo o tipo de informação, durante o dia-a-dia, facilitando o processo de evocação.

organizar

10) Se expor e reviver boas lembranças: Memórias ligadas a emoção são mais facilmente memorizadas. As emoções positivas têm prioridade sobre emoções negativas. Um fenômeno conhecido como memória seletiva. Viaje, encontre os amigos, reúna a família, viva com intensidade e otimismo, suas memórias serão mais vivas e resistentes. Recorde sempre das boas coisas que viveu, reveja álbuns de fotografia, vídeos antigos e remonte os momentos na cabeça. Quanto mais vezes algo é lembrado, mais firme fica a lembrança. Com o tempo seu cérebro se empenhará cada vez mais em reter as experiências de vida.

lembranças


Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *