Chernobyl: De zona proibida a paraíso da vida selvagem. Veja imagens

Palco da maior tragédia radioativa da história, zona inabitável para vida humana há quase 30 anos, hoje da lugar a uma exuberante reserva natural de vida selvagem.

Em 1986, uma explosão na central elétrica da Usina Nuclear de Chernobyl causou um grande desastre, fazendo com que mais de 116 mil pessoas que moravam na região tivessem que abandonar suas casas e ejetando partículas radioativas que podem ser detectadas por toda a Europa.

O local foi abandonado para nunca mais ser povoado. No entanto, um estudo recente mostra que existe vida exuberante nas proximidades de onde ocorreu o acidente. Realizado por pesquisadores da Universidade de Salford, na Inglaterra, o levantamento mostra que várias espécies de animais têm sido vistas.

Ao longo de 2015 foram instaladas câmeras em 84 lugares da Zona de Exclusão de Chernobyl, de forma que a equipe pudesse ter registros da vida animal que passa por ali. Nos primeiros quatro meses desde a instalação foram captadas mais de 10 mil imagens e nelas é possível observar espécies diversas de animais. Isso faz com que os pesquisadores acreditem que atualmente há mais animais em Chernobyl do que havia antes do acidente.

A partir das fotos os cientistas esperam ter uma ideia de quais espécies são as melhores para usar coleiras que registrem os níveis de radiação aos quais os animais estão expostos conforme se movem pela área. “Nós buscamos um animal que se move por diferentes áreas de contaminação”, explica Mike Wood, condutor do estudo.

Com os dados coletados pela pesquisa, os acadêmicos conseguirão estimar quais são os atuais níveis de radiação e quais são os riscos da exposição à ela para animais e humanos.

cher1 cher3 cher4 cher6 cher7 cher8

Fonte: Galileu


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *