Show de horrores: alguns artistas que ganhavam a vida com suas anomalias

Durante o século 19, muitas das pessoas que nasciam com deficiências físicas eram abandonadas. Não havendo esperança na medicina e na necessidade de encontrar um meio para sobreviver rendiam-se aos empresários de “shows de horrores”, que usavam as anormalidades para lucrar.

Deformações, mutações genéticas e doenças raras, por anos foram as principais atrações nos famosos “freak shows”.

Phineas Barnum era um dos principais produtores do ramo e, em 1881, fundiu seus negócios com James Bailey, criando o “Barnum e Bailey”. Chegando a ter mais de mil artistas contratados, sendo esse o maior circo do mundo por muito tempo.

Conheça algumas das atrações dos “freak shows”:

1- O Homem-Cachorro

mensa2

Fyodor Yevtishchev nasceu em 1868 na Rússia e ficou conhecido como o “homem-cachorro”. Sua doença, Hipertricose, fez com que pelos aparecerem em excesso por todo o seu corpo. Ele morreu aos 35 anos, de pneumonia.

2- Os boxeadores circenses 

mensa3

Devido às suas medidas. Oddity Fat e Skinny Man faziam um quadro de humor em que simulavam uma luta.

3- O Homem-Elástico

mensa4

Felix Wehler sofria da Síndrome de Ehlers-Danlos ou Cutis elástica, causada por um defeito na síntese de colágeno.

4- O Alfineteiro Humano

mensa5

Imagine ser perfurado diversas vezes, em diferentes lugares, e nada acontecer? Esse era o “talento” apresentado por Mirin Dajo na década de 40. Ele ficava estático no palco enquanto seu assistente atravessava lâminas de esgrima por todo o seu corpo. Apesar da prática, Dajo acabou morrendo enquanto tentava engolir uma espada.

5- A mulher pela metade

mensa7

Gabrielle Fuller se juntou ao circo por volta de 1900. Apesar de sua condição, casou-se duas vezes.

6- Menina-Camelo

mensa

Ella Harper, possuía uma condição ortopédica muito rara: seus joelhos eram dobrados para trás. Quando passou a se apresentar em circos, Ella era chamada pelos jornais de “a mais maravilhosa aberração da natureza, desde a criação do mundo”.

7- O homem de três pernas

mensa1

Frank Lentini nasceu em 1889, na Itália, e se tornou famoso no mundo por possuir três pernas e dois órgãos genitais. Sua condição é conhecida como “gêmeo parasita”, quando um feto não se desenvolve bem e acaba sendo “englobado” pelo outro.

8- A Menina Pé-Grande

mensa8

Nascida em 1860, Fanny Mills sofria do Mal de Milroy, que causava deformações em seus membros inferiores, fazendo com que eles tivessem metade de todo o seu peso corporal.

9- A Mulher-Barbada

mensa1-
Com apenas 9 meses de idade, Annie Jones já começou a apresentar barba em seu rosto. Desde pequena em espetáculos freak, ela foi uma das atrações mais bem pagas da época.

10- As gêmeas siamesas

mensa0

Em 1908, Kate Skinner deu à luz a Daisy e Violet, gêmeas siamesas que nasceram unidas pelo quadril, compartilhando apenas a circulação sanguínea. Logo que as viu, Mary Hilton, chefe de Kate, percebeu o potencial comercial das garotas e as adotou, colocando-as em um show de horrores. Em 1969, as duas morreram vítimas da Gripe de Hong Kong.

Referências:

MegaCurioso

 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *