Por que homens têm barba e as mulheres não?

Você já se perguntou por que homens têm barba e a maioria das mulheres não?

Enquanto crianças, tanto meninos quanto meninas possuem um pelo suave, quase transparente, tanto na face, quanto no resto do corpo. Começa a mudar, quanto atingimos a puberdade.Hormônios chamados de androgênios, que estão presentes em ambos os sexos, estimulam os fios transparentes a ficarem mais grossos e escuros – por isso os pelos pubianos e nas axilas começam a aparecer. Mas os homens possuem maiores quantidades de androgênios, então aparecem mais pelos neles do que nas mulheres.

Na maioria das mulheres adultas o cabelo facial não desenvolve, pois as glândulas femininas produzem hormônios para impedir esse crescimento. Mas naturalmente, os hormônios femininos nem sempre inibem o crescimento do facial ou de pelos no corpo. As mulheres que apresentam barba, simplesmente têm mais testosterona e androgênio no organismo. E então com o surgimento de alguns pelos indesejáveis o jeito é apelar para um tratamento cosmético com o acompanhamento de um com médico.

Os contrastes não param por aí. Enquanto os hormônios femininos estimulam o crescimento do cabelo na cabeça e retarda o crescimento de pelos na barba e no corpo, os masculinos tratam de fazer tudo ao contrário. Nos homens, os hormônios masculinos são os responsáveis pela barba, pelos no corpo e também pela perda de cabelos. Por isso temos muitos homens calvos (carecas) e muito poucas mulheres sofrem com este problema. Tudo depende da genética.

Referências:

HypeScience

Diário de Biologia

Muito Interessante


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *