Psicologia

Descubra como manter o cérebro em atividade

Está entediado? Saiba que exercícios mentais, além de combater o tédio, previnem doenças e podem ajudar a escrever melhor.

Aproveite aqueles momentos em que o corpo pede por descanso para manter o cérebro bombando por toda a vida, faça isso usufruindo de jogos mais que produtivos: passatempos que entretêm e, ao mesmo tempo, ajudam na capacidade de memorização e concentração, como quebra-cabeças, palavras-cruzadas ou até mesmo uma boa leitura. Cabe a você escolher qual é a melhor forma de dar um empurrãozinho para sua mente.

Ainda que os problemas de memória sejam, geralmente, associados à idade avançada, devemos estimular nosso cérebro desde cedo.

Por que é importante exercitar a memória desde jovem?

O treinamento fortalece o cérebro, de forma semelhante aos exercícios físicos que modelam os músculos do corpo. Toda vez que você aprende algo novo, há uma potencialização na ligação entre os neurônios, o que previne o surgimento de doenças degenerativas.

Você quer o seu cérebro bombando? Exercite-o como se estivesse na academia buscando por um corpo malhado.


Descubra mais sobre o assunto, lendo o livro da neuropsicóloga Gislaine Gil, autora do livro Memória — Tudo o que Você Gostaria de Saber mas se Esqueceu de Perguntar.


Isadora Tabordes

Fundadora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade, trabalhando questões sobre o conceito de liberdade com ênfase no idealismo alemão.  Isadora também está presente no Youtube através do seu canal Relatos de Motocicleta.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *