Estresse libera hormônios que podem detonar o coração

O estresse é um grande inimigo do coração. As tensões emocionais são líderes em propiciar doenças cardiovasculares.

Já foi comprovado cientificamente que a alta liberação de hormônios em situações estressantes perturbam o organismo, pois provocam reações que englobam desde o aumento da pressão arterial a um fulminante ataque cardíaco.

Preocupações diárias com problemas pessoais, insegurança, excesso de trabalho, frustrações, pressão, entre outros sintomas de estresse, desencadeiam reações que interferem no bom funcionamento do coração. A associação destes fatores com a pré-disposição genética a problemas cardiovasculares resultam em uma espécie de bomba para o corpo. O primeiro passado para combater as ameças é entender a gravidade da situação, vamos dar esse passo.

Como combater o inimigo do coração

Especialistas costumam aconselhar quem sofre com problemas cardíacos a fugir de situações estressantes para aliviar os sintomas do estresse. Alguns hábitos, segundo a cardiologista Maria Angela, podem ser incorporados à rotina para evitar danos fatais. Atividades físicas regulares, alimentação balanceada, sono sem interferência de ruídos já são de grande ajuda no combate ao inimigo. Além deles, claro, há inúmeras formas de manter a saúde do coração em perfeito estado, como manter os níveis de colesterol estáveis, não fumar, não estar acima do peso, entre outros.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *