8 curiosidades que ninguém te contou sobre sua xícara de café

1. No mundo inteiro bebem-se mais de 500 bilhões de xícaras de café por ano

Ei, as pessoas adoram tomar café. E entre lattes, cappuccinos e pingados – 14 bilhões dessas xícaras de café são expressos italianos.

2. Se você é mulher e bebe café, você corre menos risco de sofrer de depressão

Um estudo, conduzido por pesquisadores da Escola de Saúde Pública de Harvard, descobriu que o risco de depressão entre as mulheres que bebiam quatro ou mais xícaras de café por dia é 20 por cento menor.

O café descafeinado não faz parte – o estudo descobriu que mulheres que bebem café descafeinado, chá, refrigerantes e outras bebidas com menos cafeína não estavam protegidas contra a depressão.

3. “Acordar com o cheiro do café” é tudo de bom

O cheiro do café é suficiente para acordá-lo, de acordo com um estudo de 2008, realizado pela So Han-Seok Seo da Universidade Nacional de Seul.

Então, se você é o tipo de pessoa que já deixa o seu café preparado para ser feito antes de você acordar, isso pode ajudar você a sair da cama.

4. Pode melhorar a disfunção erétil

Se você é o cara que bebe o equivalente em cafeína a duas ou três xícaras de café por dia, nós temos boas notícias para você.

De acordo com uma nova pesquisa, realizada no Centro Health Science, da Universidade do Texas, em Houston, homens que bebem entre 85 e 170 miligramas de cafeína por dia estão 42 por cento menos propensos a sofrerem de disfunção erétil.

5. Café torrado escuro tem menos cafeína do que café torrado “light”

Embora tenha sabor e cor mais ousados, o café torrado escuro, na verdade, tem menos cafeína do que o café torrado ‘light’.

A cafeína é queimada durante o processo de torra, de acordo com a NPR, por isso, se você gosta do sabor do torrado escuro, ótimo – apenas saiba que tem um pouco menos de cafeína do que seus equivalentes mais light.

6. Para obter o máximo de benefício da cafeína, beba pós uma hora acordado

Se você confia na sua xícara de café para tirar você da cama pela manhã, tudo bem.

Mas como o cortisol (hormônio relacionado tanto ao estresse quanto a fazer o corpo acordar) atinge o pico bem depois de você acordar, e se quiser obter o máximo de benefício da cafeína, espere um pouco.

“Os níveis de cortisol, de fato, aumentam cerca de 50 por cento logo após acordar, independentemente do tempo.”

“A ciência diz que você espere pelo menos uma hora para tomar sua xícara de café e aí o seu corpo estará perfeitamente pronto.”

7. O café reduz o risco de Alzheimer

Pessoas que bebem 3 a 5 xícaras de café têm 20 por cento menos risco de desenvolver Alzheimer, de acordo com a pesquisa apresentada no Congresso Anual Europeu de Alzheimer, em 2014.

“O café é uma bebida muito popular apreciada por milhões de pessoas ao redor do mundo, e eu fico satisfeita em saber que o consumo moderado, ao longo da vida, pode ter um efeito benéfico”, disse Iva Holmerova, vice-presidente da Alzheimer Europe, em um comunicado à imprensa, de acordo com o Medical Daily.

Bônus: não é só com o Alzheimer. Estudos adicionais descobriram que beber a mesma quantidade de café reduz o risco de ataque cardíaco e diabetes tipo 2.

8. O café pode ajudar a dar energia ao seu treino

Precisa de algo extra para abastecer sua corrida matinal? Tome uma xícara de café.

“Pesquisas mostram que a cafeína do café pode aumentar a resistência física e a estamina, fazendo com que uma longa corrida ou passeio fique mais fácil”, disse Molly Kimball, nutricionista e dietista de esportes do Elmwood Fitness Center de Ochsner, em Nova Orleans, ao site Shape.


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *