Os incríveis efeitos da meditação na minha vida

  Trazermos a nossa consciência para o momento presente é mais do que conseguir identificar as sutilezas da vida, mas vivê-la de forma mais vívida. Em um universo utópico seria até mesmo pleonasmo dizer que a vida deve ser vivida de forma vívida, afinal seria uma sentença lógica condicional; se é vida então é vívida, mas infelizmente sabemos que não é o caso, não são raros aqueles que passam a vida a viver os dias, matando o tempo entre uma tarefa e outra, sem nunca conseguir tocar no instante verdadeiramente.

  Nossas mentes ansiosas correm entre o futuro e o passado, mais do que conseguimos controlar. Entretanto, é justamente disso que falarei aqui hoje, sobre buscarmos ampliar nossos momentos conscientes, sobre melhorarmos nossa capacidade de concentração e percepção.

  A meditação é uma prática milenar e utilizada por diversas correntes de pensamento, não sendo necessariamente uma prática religiosa, mas uma excelente chave para que você consiga se distanciar um pouco dos ruídos e da correria cotidiana para encontrar com o seu silêncio interno, para encontrar com a sua verdadeira essência frequentemente escondida pelas confusões e emoções precipitadas do cotidiano.

  Sou adepta às práticas meditativas desde 2015. Confesso que nas primeiras tentativas aquietar minha mente mostrava-se como um desafio, porque embora pareça fácil se pensarmos que, a grosso modo, tudo que temos que fazer para meditar é sentar, fechar os olhos e observar seus pensamentos, sua respiração e o momento presente, na prática essa é uma tarefa bastante árida, principalmente se levarmos em consideração a vida rápida que levamos cada vez mais. Por esse motivo, é importante que tenhamos paciência e disciplina para exercemos a prática, mesmo que por poucos minutos diários.

  No começo 10 minutos soavam como uma eternidade para mim, mas mesmo esse pouco tempo já indicava que os benefícios seriam incríveis para a qualidade da minha vida; eu tinha razão.

  Agora, depois de alguns anos de prática, vejo o quanto isso poderia ser uma ferramenta auxiliar para a melhora da qualidade de vida das pessoas, porque acredite, os benefícios são incontentáveis; você ganhará um refúgio para os momentos conturbados e uma fonte de respostas quando você precisa, sem falar na melhor capacidade de prestar atenção nos momentos enquanto eles acontecem. E o melhor: Você só precisa de você para isso. É uma relação de você, com você mesmo.

  Quando a vida está muito rápida e com muitas demandas, parar um pouco e apenas prestar atenção nos caminhos da sua mente pode ser a saída para que você consiga resolver problemas e evitar entrar em outros. Porém, a meditação vai muito além de uma mera ferramenta, é uma prática profunda e rica que servirá para o seu aperfeiçoamento enquanto pessoa.

E para mim? É com a meditação que consigo escutar conscientemente meus passos pela jornada da vida.

Texto de Isadora Tabordes

Cofundadora e desenvolvedora dos sites Vida em Equilíbrio e Demasiado Humano. Graduada em Filosofia pela Universidade Federal de Pelotas. Atualmente é mestranda em Filosofia Moral e Política pela mesma universidade. Possui também um canal no Youtube denominado “Relatos de Motocicleta“, no qual aborda temáticas filosóficas, existenciais e muito mais. 


Vida em Equilíbrio

Para viver bem, é necessário ter a saúde corporal e mental em equilíbrio. Nossa intenção é proporcionar todo o conteúdo que irá lhe ajudar a ter uma vida mais saudável.

Comentários

Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *